Agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) de Americana abordaram e orientaram 1.280 pessoas nesta segunda-feira (11), primeiro dia da Semana Estadual de Mobilização para Combate às Arboviroses no Estado de São Paulo. As pessoas foram orientadas por meio de visitas de casa em casa, exposição no Terminal Urbano e panfletagem no trânsito. As ações têm o apoio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
No primeiro dia da ação foram vistoriados 619 imóveis e recolhidos aproximadamente 300 quilos de materiais inservíveis, com um total de 1.280 pessoas orientadas em todas as frentes do trabalho.
O Terminal Urbano, na região central, recebeu uma exposição de maquete contendo diversos tipos de criadouros e as fases evolutivas do mosquito, com a visualização de larvas em microscópio. Os agentes distribuíram panfletos com orientações gerais sobre a dengue aos passageiros.
Outra panfletagem ocorreu no conjunto de semáforos localizado na Avenida Cillos, próximo à Escola Estadual Monsenhor Nazareno Magi. Os agentes orientaram os condutores e entregaram materiais informativos.
Já no bairro Cidade Jardim, uma equipe realizou visitas de casa em casa com retirada de materiais e orientação aos moradores.
“O trabalho de combate à dengue em Americana nunca foi interrompido e nós sempre atuamos de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Mas nós precisamos que os moradores colaborem, não deixando em seus quintais qualquer tipo de material que possa se constituir em criadouro para o mosquito transmissor da doença”, disse o diretor da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), Antônio Donizetti Borges.
“Agora nós estamos entrando no período mais crítico para a reprodução do mosquito, com a ocorrência de muitas chuvas e altas temperaturas. Por isso precisamos da ajuda de toda a comunidade, para eliminação dos criadouros”, alertou a coordenadora do PMCD, Eunice de Lima.
O PMCD reforça que a principal forma de se evitar a dengue é não deixar água parada, condição que se constitui no meio de reprodução do Aedes aegypti.