DestaquesNegócios

Etanol em destaque na Índia

Com o intuito de estreitar relações com a Índia, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu no dia 23, em Nova Déli, o evento “Índia-Brasil – Oportunidades em Energia e Mineração”. A primeira sessão do encontro debateu biocombustíveis, com destaque para o etanol, e teve RenovaBio – Política Nacional Brasileira de Biocombustíveis como tema do painel inicial.

A abertura do evento contou com um discurso do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que abordou temas como petróleo, etanol, eletricidade e mineração, além das complementariedades comerciais entre Brasil e Índia. Assim, o ministro falou sobre a possibilidade de os dois países cooperarem para transformar o mercado global de etanol.

“A produção de etanol no país traz melhorias socioeconômicas para os 50 milhões de produtores de cana-de-açúcar na medida que você gera uma diversificação da atividade, aumento da renda e redução de riscos”, explicou Eduardo Leão, diretor executivo da UNICA – União da indústria de Cana de Açúcar.

Também participaram do painel o ministro de Energias Renováveis da Índia, Dinesh Jagdale, o ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Dharmendra Pradhan, e executivos representantes de empresas como Sterlite Power, ONGC, Tata Power, Adani Transmission, Praj Industries e Indian Oil também estavam presentes no evento para debater o setor sucroenergético.