EconomiaGeralPrincipaisRegião

2023 fechou com alta em vendas e locações no estado!

O balanço de 2023 registrou aumento de 20,87% nas vendas e de 13,49% nas locações de casas e apartamentos usados em todo o Estado. Os resultados do ano não refletem os índices obtidos apenas em dezembro pela Pesquisa do CRECISP que, na comparação com novembro, demonstraram queda nas vendas (-7,27%) e nas locações (-4,83%).

“No geral, 2023 foi bastante promissor para o nosso segmento”, afirmou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto. “As notícias dão conta que houve uma concessão de empréstimos para o financiamento imobiliário que alcançou mais de R$ 250 bilhões. Também o crédito tendo o FGTS como funding cresceu 59% nesse período. As famílias paulistas estão mais confiantes na aquisição da moradia, impulsionando tanto mercado de novos como de usados. E nesse segmento de terceiros, os negócios à vista lideraram o ranking estadual, o que indica que ainda serão necessárias novas medidas para estimular os compradores a optarem por assumir uma dívida de longo prazo para a aquisição da casa própria.”

No mês de dezembro, o percentual de cancelamentos de contratos de locação representou 68,80% em relação ao total de novas locações contratadas no período. 34,29% dessas devoluções de chaves se deram por motivos financeiros.

Os locadores concederam descontos de 5,51% para o aluguel de imóveis em áreas nobres, 7,98% para casas e apartamentos nas regiões centrais e 8,39% para imóveis nas periferias das cidades pesquisadas.

A pesquisa foi realizada em 37 cidades do Estado de São Paulo, são elas: Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Franca, Itu, Jundiaí, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté, Caraguatatuba, Ilha bela, São Sebastião, Bertioga, São Vicente, Peruíbe, Praia Grande, Ubatuba, Guarujá, Mongaguá e Itanhaém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *