DestaquesGeralMeio Ambiente

2º Pedágio Ambiental na Serra do Japi quer engajar população sobre a importância de preservação da área

O projeto Olhos da Serra realiza neste sábado (16/09), em Jundiaí (SP) o seu 2º Pedágio Ambiental. O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da Serra do Japi para a biodiversidade e a disponibilidade hídrica. O pedágio ocorre na saída do Mundo das Crianças (das 15h às 17h) e na saída do Parque das Cidades (das 16h às 18h).

“A atividade intensifica a comunicação com os moradores da Serra do Japi e, também, com os visitantes, para reforçar a necessidade de preservação da área, um dos últimos trechos de floresta contínua do Estado de São Paulo.  Além disso, o pedágio pretende convidar as pessoas a participar do 2º Encontro Japi Consciente que acontecerá no próximo sábado (23/09) no Mundo das Crianças”, explica Eduardo Paniguel, engenheiro ambiental do Consórcio PCJ e gestor do Projeto Olhos da Serra.

O Pedágio Ambiental faz parte da segunda fase do projeto Olhos da Serra e é realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA. O projeto contempla nesta fase seis eixos temáticos: “governança”, “pesquisa: monitoramento do fluxo de pessoas e da fauna e flora”, “capacitação e apoio na gestão de incêndios florestais”, “saneamento rural”, “reflorestamento de matas ciliares”, “educação ambiental e comunicação”.

Sob o eixo “educação ambiental e comunicação”, o pedágio programa várias atividades para alcançar tanto as pessoas que visitam o Japi quanto os moradores locais. A partir desta e de outras iniciativas, a perspectiva é conscientizar a comunidade sobre a preservação da Serra do Japi para a sustentabilidade ambiental e hídrica das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).

Segunda fase do projeto

Como apoio às atividades educativas do projeto também vêm sendo produzidos cartilhas e vídeos de animação, que serão utilizados pela Fundação Serra do Japi e pela DAE Jundiaí com as escolas do município, respectivamente no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM) e no Mundo das Crianças. A Unidade de Gestão da Educação, da Prefeitura de Jundiaí, passa a integrar as ações de governança, assim como outras instituições que realizam trabalhos com estabelecimentos de ensino da região, para multiplicação dos conhecimentos trazidos pelo Olhos da Serra.

Nesta segunda fase do Olhos da Serra, ações de comunicação serão ampliadas com postagens e interações nas mídias sociais. O marketing digital também será intensificado. Materiais educomunicativos, como vídeos, flyers digitais e infográficos, servem como suporte para agregar os moradores da área e sensibilizar a comunidade em geral sobre a riqueza biológica e hídrica do local.

Uma parceria entre o Consórcio PCJ e a Embrapa instrumentação de São Carlos (SP) foi estabelecida para capacitações técnicas multidisciplinares em soluções tecnológicas; eventos institucionais; ações de comunicação técnica, científica e social; visitas técnicas; além da implantação de Unidades Demonstrativas da Fossa Séptica Biodigestora e outras tecnologias em propriedades da Serra do Japi.

Os moradores e proprietários rurais residentes na Serra do Japi interessados em obter investimentos ambientais em sua propriedade sobre as ações de saneamento rural, é necessário efetuar o cadastro através da internet: https://bit.ly/olhosdaserra-cadastro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *