Principais

Abertura do AME Campinas

O Governo de São Paulo anunciou a antecipação da abertura do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas que irá reforçar a rede de assistência aos casos do novo coronavírus na região.

Este é o primeiro AME do Estado a ter seu perfil reprogramado para focar no atendimento com caráter hospitalar. “Já estão em atividades 15 leitos clínicos e hoje entram em funcionamento mais 10 leitos de UTI”, disse Doria. A unidade receberá casos encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

“Este novo AME foi revocacionado, ou seja, adaptado para atendimentos clínicos e internações para reforçar a estrutura regional de atendimento a casos de COVID-19”, explica o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. Após a pandemia, o AME deverá retomar seu perfil ambulatorial.

AME

A unidade foi construída por meio do programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram investidos, no total, R$ 51 milhões para a obra e compra de equipamentos. O prédio tem uma área construída de mais de 7 mil m² em um terreno de 14 mil m², que conta ainda com um CAPS do Programa Saúde em Ação, inaugurado em 2019.

A área física interna da unidade foi preparada para a instalação dos leitos de internação e para o acolhimento dos casos de COVID-19. Convencionalmente, os AMEs ofertam consultas, exames e procedimentos de menor complexidade, mediante agendamento. O AME está localizado à Av. Pref. Faria Lima, 486 – Vila Industrial, Campinas-SP.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo