Educação

90% dos alunos da rede municipal de Sumaré participam das provas do SAEB

Aproximadamente 90% dos alunos da rede municipal de Sumaré participaram das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC). O índice de participação é um dos indicadores mais importantes da avaliação, pois garante a representatividade dos resultados e a precisão do diagnóstico sobre a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

O SAEB tem como objetivo avaliar a qualidade da educação no Brasil por meio de provas padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados contribuem diretamente para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e servem de base para o aprimoramento das políticas públicas educacionais em todo o país.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Gomes, o alto índice de participação dos alunos reforça o compromisso da rede com a aprendizagem.

“A participação expressiva dos nossos estudantes demonstra o engajamento de toda a comunidade escolar e o comprometimento da rede municipal de Sumaré com a qualidade da educação. Esses resultados nos ajudam a compreender os avanços e a definir estratégias cada vez mais assertivas para aprimorar o ensino”, destacou o secretário.

A aplicação do SAEB envolveu 24 escolas da rede municipal, atendendo um total de 4.727 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. As provas avaliam competências em Língua Portuguesa e Matemática e são um dos principais instrumentos de diagnóstico da aprendizagem utilizados no país.

SARESP 

Paralelamente ao SAEB, a Secretaria Municipal de Educação de Sumaré participa neste mês de novembro do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação segue até o dia 28 de novembro e deve alcançar mais de 5 mil estudantes da rede municipal em diferentes etapas de ensino.

O SARESP é aplicado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o objetivo de diagnosticar a qualidade da educação básica no estado e nos municípios. Por meio das provas, são avaliadas as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, permitindo identificar lacunas de aprendizado e orientar a formulação de estratégias pedagógicas para a melhoria do ensino.

Em Sumaré, a avaliação é aplicada aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e também aos estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Médio Profissionalizante. Os resultados servirão de base para o planejamento das ações pedagógicas da Secretaria e possibilitarão comparações com outras avaliações nacionais, como o próprio SAEB.

Uma das novidades deste ano é que os alunos do 9º ano realizam a prova de forma digital pela primeira vez, utilizando equipamentos e plataformas que tornam o processo mais dinâmico e acessível.

Educação especial

O processo também contempla os estudantes da Educação Especial, que recebem provas adaptadas — em Braille, com textos ampliados ou, no caso das avaliações digitais, versões gravadas com audiodescrição — garantindo acessibilidade e equidade a todos os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *