Saúde

Cães terapeutas levam afeto e bem-estar a mais de 1.000 pessoas no Hospital Municipal e na Unacon

Waldemar Tebaldi e a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, encerraram o ano com um balanço especial de uma das iniciativas mais emocionantes realizadas ao longo de 2025: as visitas dos cães terapeutas aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Ao todo, 35 encontros foram promovidos neste ano, levando carinho, acolhimento e momentos de leveza. A ação alcançou aproximadamente 1.050 pessoas, que puderam sentir os benefícios terapêuticos proporcionados aos animais.

As visitas, realizadas de forma programada e obedecendo a critérios de segurança, ocorrerão em diferentes setores do hospital, incluindo enfermarias, pediatria, oncologia e áreas de convivência. A presença dos cães proporcionou sorrisos, alívio emocional e estímulo positivo para pacientes em recuperação ou em tratamento prolongado.

Profissionais relatam que, em muitos casos, os cães terapeutas ajudam a reduzir a ansiedade, promovem o bem-estar e até favorecem a resposta clínica ao tratamento, especialmente em momentos de maior fragilidade emocional. Para os acompanhantes, as visitas também representam um descanso no cotidiano hospitalar, oferecendo conforto e um ambiente mais acolhedor.

“Vocês não imaginam o quanto a visita foi especial no dia 25 de novembro, no Hospital Municipal. Minha sogra passou o dia inteiro esperando pela cachorrinha dela, e à noite eles levaram uma cadelinha tão parecida com a nossa. Foi um gesto de amor que tocou profundamente toda a família. Na madrugada do dia 27, ela faleceu. E a última foto dela foi exatamente ao lado da cachorrinha, no hospital. Eu não tenho palavras para agradecer por fornecer esse último momento tão especial para ela. e essa sensibilidade ficarão para sempre na nossa memória”, relata Luisa Miqueletti, acompanhante da paciente.

A faz parte das ações de humanização do Hospital Municipal, que busca fortalecer o cuidado integral, monitorando que a saúde envolve não apenas o corpo, mas também o afeto e a conexão emocional. O sucesso das visitas reforça a importância das terapias assistidas por animais como parte do ambiente hospitalar.

“A presença dos cães terapeutas no HM e na Unacon reforça o nosso compromisso com o cuidado integral. Eles levam acolhimento, conforto emocional e bem-estar não apenas aos pacientes, mas também aos acompanhantes e profissionais. Alcançar cerca de mil pessoas com essa ação mostra que a humanização é um pilar fundamental da nossa forma de cuidar”, destacou o diretor geral do hospital, Ruy Santos.

Ao completar 35 visitas no ano, o hospital comemora não apenas um número, mas centenas de histórias tocadas pelo carinho de cada cão terapeuta, um gesto simples que transforma rotinas, ilumina dias difíceis e lembra que, mesmo dentro do ambiente hospitalar, sempre há espaço para o afeto.

“O SUS trabalha com o princípio da integralidade do cuidado, e isso significa olhar para a pessoa como um todo. O convívio do ser humano com o cão tem um papel terapêutico muito importante, porque promove acolhimento, reduz a ansiedade e contribui para o processo de reabilitação dos pacientes. Essas ações mostram como a saúde vai além do tratamento clínico. Dentro do modelo de gestão compartilhada, buscamos trazer iniciativas inovadoras e humanizadas, que fazem diferença no dia a dia de quem utiliza o serviço, reforçando um cuidado mais completo, sensível e próximo do usuário”, ressaltou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e a Unacon são administrados pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *