Meio Ambiente

Parque Ecológico Municipal recebe mais de 244 mil visitantes


O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana), administrado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu, de janeiro a novembro de 2025, 244.773 visitantes. O espaço é referência no tratamento e cuidado com os animais e abrigado o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos educativos ao longo do ano.

Durante este período de recesso, em razão das festas de final de ano, o Parque Ecológico está aberto ao público nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), das 8h às 16h, e nos próximos dias 2, 3 e 4 de janeiro (sexta a domingo), no mesmo horário. Em períodos regulares, o espaço funciona de quarta-feira a domingo.

“Foi um ano de bastante trabalho e comprometimento para a manutenção do Parque Ecológico e do Zoológico, sempre priorizando o bem-estar dos animais, os projetos de educação ambiental e proporcionando melhorias aos visitantes e à população. O espaço é uma atração muito especial e querida da cidade, sendo referência em toda a região. A preservação das espécies e da natureza é uma prioridade da gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice-prefeito Odir Demarchi”, afirmou a agência de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales.

O NEA realizou, ao longo do ano, diversas capacitações e ações de educação ambiental específicas para crianças, adolescentes, grupos escolares, profissionais do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Municipal e para a população em geral. As visitas educacionais atenderam aproximadamente 1.000 alunos, além do monitoramento de grupos provenientes das cidades de Amparo, Campinas, Cordeirópolis, Limeira, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, Santo Antônio de Posse e Sumaré.

O curso “Feras de Férias no Zoo”, realizado nos meses de janeiro e julho, reuniu cerca de 80 crianças, com idades entre 8 e 12 anos. Os participantes receberam orientações sobre educação ambiental e conheceram de perto o trabalho desenvolvido com os animais, como as atividades de enriquecimento ambiental.

O Zoo Americana também celebrou o nascimento de novos animais ao longo do ano: quatro cisnes-negros, seis coscorobas, um macaco-aranha-de-cara-vermelha, uma anta macho, duas ararinhas-nobres, um gato-mourisco, duas ararajubas, um cisne-de-pescoço-preto, dois patos-carolina, um íbis-sagrado, um tachã, dois patos-mandarim e uma jacutinga.

Além disso, o parque recebeu animais provenientes de outras instituições. Foram quatro mangustos-listrados, uma jacutinga, um inhambu-guaçu, um furão, dois periquitos-rico, uma tiriba-de-testa-vermelha, cinco periquitos-do-encontro-amarelo, um periquito-rei, cinco jacaretingas, uma jibóia, um quati, quatro araras-piranga, cinco papagaios-papa-cacau, dois ouriços-cacheiro e uma arara-azul.

Os recursos provenientes da cobrança de rendimentos são fundamentais para a manutenção e as melhorias do espaço. Entre as principais benfeitorias realizadas estão as reformas de recintos de anatídeos, tigres, jabutis, jacarés, furões, flamingos e micos, entre outros.

Também foram promovidas melhorias na infraestrutura, com a implantação de uma nova área de coleta de resíduos e a instalação de um novo painel tridimensional na entrada do Parque. A obra retrata João-de-Barro, com símbolo da instituição, esculpida em resina aramada e pintada com detalhes realistas. A peça foi uma cortesia do escultor americanense Wanderley França.

O Parque Ecológico completou 41 anos de atividades em 12 de outubro. A programação especial de aniversário reuniu 3.707 visitantes.

O espaço está localizado na Avenida Brasil, nº 2.525, em uma área de 120 mil metros quadrados. O zoológico abriga cerca de 400 animais, entre répteis, aves e mamíferos, de aproximadamente 100 espécies diferentes, sendo 80% pertencentes à fauna brasileira, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghel” é outro espaço muito querido pela população e recebeu, de janeiro a novembro, cerca de 260 mil visitações. Em outubro, o local completou 18 anos de atividades.

Com 100 mil metros quadrados de área verde, o Jardim Botânico abriga mais de 7 mil espécies de árvores nativas e exóticas, além da nascente do Córrego do Parque, que percorre a Avenida Brasil.

Os frequentadores contam com área arborizada, pista de caminhada e academia ao ar livre. Em 2025, o horário de funcionamento foi ampliado, passando do ser das 6h às 21h, com extensão de uma hora para a prática de caminhadas e atividades físicas.

O endereço é Rua Abrahim Abraham, nº 400, Parque Residencial Nardini, com funcionamento das 6h às 21h – na próxima semana, o Jardim Botânico estará fechado nos dias 31 de dezembro (quarta) e 1º de janeiro (quinta-feira).

Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal de Americana “Ítalo Scuro” gerou 15.729 mudas de árvores de janeiro a novembro deste ano. Do total, foram disponibilizadas mudas para calçadas (2.359), árvores nativas (397), exóticas (38), frutíferas (434), ornamentais (1.609), palmeiras (108) e forrações (10.784).

As mudas produzidas foram utilizadas em planejamentos realizados em praças e jardins da cidade e também entregues à população, contribuindo para a preservação ambiental e o paisagismo urbano.

Cada morador de Americana pode retirar até duas mudas gratuitamente, mediante apresentação de comprovante de endereço. São oferecidas espécies como Ipê-branco, Ipê-mirim, Flamboyant-mirim, Resedá, Quaresmeira, Brinco-de-índio e Oiti.

O Viveiro Municipal está localizado na Rua Izolina Geminiani Rosa, nº 1.550, Jardim Brasília, anexo ao Jardim Botânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *