Hospital Municipal Americana melhora fluxo e reduz tempo de atendimento no Pronto-Socorro Adulto
Waldemar Tebaldi, em Americana, registrou melhorias no fluxo de atendimento do Pronto-Socorro Adulto após a adoção de uma série de medidas operacionais e estruturais rompimentos ao longo de 2025. As ações resultaram em maior agilidade no atendimento médico e fortaleceram a organização dos processos internos.
Entre as principais implantações, está o Fast Track, criado para acelerar o atendimento de casos de menor complexidade e desafogar a demanda do pronto-socorro. A unidade também passou a adotar a metodologia Lean, externa à revisão de processos e eliminação de etapas que geravam atrasos ou sobrecargas assistenciais.
Segundo o diretor do hospital, Ruy Santos, as medidas representam um avanço importante na organização do serviço. “As implantações realizadas refletem uma mudança estrutural na forma de organizar o atendimento. Nosso trabalho tem sido direcionado para garantir processos mais ágeis, ambientes mais acolhedores e respostas mais rápidas às necessidades da população. Cada avanço é resultado da atuação integrada das equipes e do compromisso permanente em oferecer um serviço de saúde público eficiente, humano e de qualidade”, afirma.
A gestão promoveu ainda uma readequação da escala médica, com a inclusão de plantões adicionais nos horários de maior procura, e implantou um sistema informatizado de monitoramento do fluxo de pacientes em tempo real, permitindo decisões mais rápidas por parte das equipes assistenciais e administrativas.
“Mais do que ajustes operacionais, estamos consolidando uma nova forma de trabalhar, com processos mais organizados e equipes mais integradas. As melhorias inovadoras no Pronto-Socorro Adulto mostram que essa mudança já está impactando positivamente o atendimento, tornando-o mais ágil, seguro e centrado no paciente”, destaca o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.
No campo da humanização, o hospital ampliou o suporte aos usuários com o projeto “Posso Ajudar”, que atua orientando pacientes e dando apoio especialmente a idosos, pessoas com deficiência e usuários sem acompanhantes.
“Os avanços que estamos monitorando são resultados diretos do comprometimento das equipes do Pronto-Socorro. Médicos, enfermeiros, técnicos e colaboradores têm atuado de forma controlada e constante para transformar o atendimento. As implantações só ganham efetividade porque há engajamento e responsabilidade coletiva. Essa integração é fundamental para garantir um atendimento mais ágil, seguro e humanizado”, ressalta a diretora técnica, Dra. Eloísa Duzzi.
O Hospital Municipal é administrado pelo Grupo Chavantes em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
