AmericanaRegional

DAE Americana realiza campanha “Rede de Esgoto não é Lixeira” para conscientizar a população

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana iniciou uma campanha de conscientização “Rede de Esgoto não é Lixeira”, com o objetivo de orientar a população sobre o uso correto das redes coletoras e reduzir problemas como entupimentos, refluxos e danos às tubulações, que afetam diretamente o funcionamento do sistema e o meio ambiente.A campanha aborda práticas essenciais, como a importância da caixa de gordura nos imóveis, os prejuízos causados ​​pelo descarte de óleo e gordura na pia, a proibição do lançamento de águas pluviais na rede de esgoto e os impactos do descarte de resíduos sólidos em vasos sanitários, pias e ralos. Materiais como plásticos, fio dental, escovas de dente, absorventes, fraldas, restos de comida e outros itens provocam obstruções, danificam a rede pública e a interferência dos imóveis.

Como parte da ação, o DAE está promovendo a entrega de folhetos informativos para a população, a fixação de cartazes em comércios e espaços públicos e a divulgação de conteúdos educativos nas redes sociais, ampliando o alcance das orientações à população. Os materiais foram elaborados em parceria com a Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Americana. De acordo com o superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, a campanha é uma ferramenta fundamental para fortalecer a prevenção. “Muitos problemas na rede de esgoto são causados ​​pelo uso inadequado dentro dos imóveis. Com a campanha ‘Rede de Esgoto não é Lixeira’, queremos conscientizar a população de que atitudes simples no dia a dia fazem uma grande diferença para o funcionamento do sistema e para a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Nesta segunda-feira (12), foi realizada uma reunião com a equipe técnica do DAE que atua diretamente na área de esgotamento sanitário, para planejamento das ações intensivas e contínuas de manutenção e limpeza da rede, que ocorrem de forma concomitante à campanha de conscientização.

O superintendente ainda destacou que o trabalho precisa ser conjunto. “O DAE está fazendo a sua parte com investimentos, manutenção e ações técnicas permanentes, mas a população também tem um papel fundamental. Usar corretamente a rede de esgoto é um ato de responsabilidade com a cidade e com todos que vivem nela”, completou. O DAE orienta que, em caso de dúvidas ou necessidade de informações, os moradores entrem em contato pelos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (19) 98100-4714 (todos os dias, das 8h às 22h), telefone 0800 012 3737 (todos os dias, das 6h às 0h), site www.daeamericana.sp.gov.br , na opção “Protocolos Digitais”, ou presencialmente na sede da autarquia e nos postos de atendimento que funcionam nos bairros Parque Gramado, Antônio Zanaga, Praia Azul e Cidade Jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *