Quarta edição do mutirão “Mil Cuidados Em Um Dia” acontece em Americana
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (24), no Núcleo de Especialidades, a quarta edição do mutirão “Mil Cuidados Em Um Dia”, iniciativa que oferece mensalmente consultas e exames em diversas especialidades, com o objetivo de agilizar os atendimentos e oferecer mais resolutividade na assistência. A ação é dirigida aos pacientes que aguardam os atendimentos no sistema de regulação municipal, previamente convocados pela central de atendimento da Saúde.
O mutirão desta semana vai oferecer consultas e procedimentos nas áreas de cardiologia, oncologia, ortopedia e saúde da mulher. Para garantir que ninguém fique sem atendimento por falta de confirmação, a Prefeitura reforça que os pacientes contatados pela central de atendimento que não puderam comparecer devem informar a ausência no momento da ligação, permitindo que a vaga seja específica a outra pessoa da fila regulatória.
O “Mil Cuidados Em Um Dia” faz parte da Oferta de Cuidados Integrados (OCI), iniciativa do Ministério da Saúde dentro do programa “Agora Tem Especialistas”, que organiza consultas, exames e tecnologias de cuidado de forma integrada. O objetivo é reduzir o tempo de espera, otimizar recursos e garantir atenção de qualidade nas áreas prioritárias.
“Esse mutirão é mais uma prova do nosso compromisso em cuidar das pessoas com agilidade e responsabilidade. Sabemos o quanto a espera por uma consulta ou exame gera expectativa, e ações como essa ajudar a dar respostas mais rápidas à população. É um trabalho bem planejado, com foco em quem realmente precisa. Nosso objetivo é seguir ampliando esse acesso e garantir um atendimento cada vez mais resolutivo na saúde municipal”, afirmou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.
Americana se tornou referência estadual e nacional na implantação da OCI, fortalecendo o acesso da população aos serviços especializados. Desde o início das ações, o mutirão “Mil Cuidados Em Um Dia” já realizou cerca de 6,7 mil procedimentos e atendeu mais de 2,3 mil pacientes, sendo: 2.079 procedimentos e 764 pacientes na primeira edição, voltada à saúde feminina, durante o Outubro Rosa; 2.316 procedimentos e 850 pacientes na segunda edição, como parte da campanha Novembro Azul, direcionada ao público masculino; e 2.300 procedimentos e 722 pacientes na terceira edição, em dezembro, abrangendo o público em geral.
“O mutirão é uma estratégia importante para dar mais fluidez à rede de saúde e ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados. Ao concentrar consultas e exames em um único dia, conseguir acelerar diagnósticos e encaminhamentos, trazendo mais eficiência para o sistema. É uma ação que reforça o cuidado integral e aproxima o serviço público das reais necessidades da população”, ressaltou o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner.
“Cada edição do mutirão é resultado de muito planejamento e dedicação das equipes. Trabalhamos para que o paciente receba e seja atendido de forma acolhedora, com qualidade e segurança. Ver a resolutividade acontecendo na prática motiva ainda mais os profissionais envolvidos. É gratificante saber que estamos impactando com precisão a vida de tantas pessoas acrescentou”, a diretora da Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Ana Rúbia Soares de Andrade.
