A declaração de que permite matrícula no ensino superior a partir do Enem estará disponível
Pela primeira vez, a certificação obtida pela participação no Enem 2025 poderá ser utilizada em processos seletivos do MEC. O Inep disponibilizará documento que possibilitará a pré-matrícula em instituições de ensino superior de candidatos do Sisu, Prouni ou Fies
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará, nesta sexta-feira (30/1), a declaração de atendimento às condições de certificação. O documento, a ser publicado na Página do Participante, permitirá a pré-matrícula em instituições de educação superior aos participantes que buscam a certificação de conclusão do ensino médio a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Pela primeira vez, as certificações do ensino médio, obtidas pela participação no Enem 2025, poderão ser utilizadas na edição subsequente dos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC): no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que já concluiu o processo de inscrições; no Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições abertas até 29 de janeiro; e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que abrirá inscrições entre 3 e 6 de fevereiro.
PRÉ-MATRÍCULA – O documento, emitido anteriormente ao certificado de conclusão do ensino médio, permite a pré-matrícula dos participantes que, além de alcançarem os critérios para certificação, também se enquadrarem nos pré-requisitos e prazos estabelecidos pelas instituições de ensino.
CRITÉRIOS – Para obter a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem é preciso ter mais de 18 anos na data da prova e ter exercício, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, bem como obter, pelo menos, 500 pontos na redação.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL – A certificação digital de conclusão do ensino médio estará disponível a partir de 2 de março, por meio de sistema a ser disponibilizado no portal do Inep, para a emissão oficial do certificado de conclusão do ensino médio aos participantes. A certificação é emitida pelos institutos federais. Isso vai facilitar a entrega do certificado ao participante, que não precisará ir até a sede da instituição, além de possibilitar o acesso à educação superior no mesmo ano da certificação.
