Destaques

Festival de Luzes de São Paulo com obra da VJ Elka Andrello

Até 12 de outubro, na segunda etapa da programação, o tema economia circular ganha novos contornos com videoinstalação sobre a impermanência das coisas.

Em sua segunda semana até amanhã, (12/9), o Festival de Luzes de São Paulo, apresenta a videoinstalação “Tudo se transforma o tempo todo”, criada por Elka Andrello, artista da primeira geração de mulheres VJs do Brasil. Será exibida no Edifício Anchieta, na Avenida Paulista, entre a Rua da Consolação e a Av. Angélica, das 19h às 23:59h.

WhatsApp Image 2020-10-02 at 22.01.03.jpeg

Como falar de temas como sustentabilidade e reciclagem para conscientizar a população e ser divertido ao mesmo tempo? Esse é o desafio da obra apresentada com o tema da economia circular, com patrocínio da Braskem e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio do Proac. A atração se articula com a programação da Virada Sustentável.

Reencarnação dos objetos

WhatsApp Image 2020-10-02 at 22.01.03 (1).jpeg

A criação da VJ se deu partir de objetos que fazem parte do imaginário e da memória das pessoas, como uma boneca, uma cadeira, uma garrafa. “Os objetos já têm uma poesia. Nesse stop motion, eles ganham vida, se reciclam e se transformam como se tivessem várias encarnações. É a impermanência. É uma dança, em que tudo é colorido e tem significado”, conta Elka.

Segundo Alexis Anastasiou, idealizador do Festival de Luzes de São Paulo, este ano a programação assume a discussão de temas importantes para a sociedade, como Economia Circular, Consumo Consciente, Inclusão digital e Valorização do Espaço Público com Remix de Monumentos. “Em meio a essa crise de saúde, que é também de sustentabilidade, a arte no espaço público não pode ficar desconectada da nossa realidade e pairar abstratamente acima dos nossos problemas”, afirma.

WhatsApp Image 2020-10-02 at 22.01.04 (1).jpeg

Legado feminino

Elka Andrello já realizou trabalhos com Gaby Amaranto e Alok e acompanha o rapper e poeta Rincon Sapiência em suas turnês. É a responsável pelos visuais do WME – Women’s Music Event, primeiro festival que premia as mulheres na indústria da música, e cria projetos especiais para marcas, como Nike, Marvel, Disney e NBA. Tem como marca em seus trabalhos a delicadeza e a valorização do legado feminino nas artes.

“Tudo se transforma o tempo todo” é uma realização da Braskem e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ProAC) e uma produção da Visualfarm.

“O desenvolvimento sustentável é parte do DNA da Braskem e consideramos importante apoiar projetos como o Festival de Luzes que, este ano, irá abordar temas relevantes para a sociedade, como a Economia Circular. O engajamento das pessoas para refletir sobre consumo consciente e descarte adequado de resíduos é fundamental para promovermos uma transformação social de valor. A arte nos ajuda a disseminar essa mensagem e a estimular o olhar de como nossas ações do dia a dia são importantes para o coletivo”, avalia a diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem, Ana Laura Sivieri.

A programação do Festival de Luzes de São Paulo #FLSP é toda gratuita, segue até 22 de novembro e será divulgada em etapas. Todas as interações poderão ser vistas nos locais de realização ou acompanhadas ao vivo pelo Instagram @luzes.sp .

Elka Andrello

VJ e diretora de vídeo, Elka Andrello trabalhou no departamento de jornalismo, dirigiu programa especiais na MTV Brasil e foi premiada no MIS (Museu da Imagem e Som), com o vídeo clipe Drum Rhodes. Foi produtora executiva dos documentários Red Bull Music Academy São Paulo e São Paulo Retratos do Mundo. Idealizou e escreveu a “Coluna Social” no jornal Folha de S. Paulo, que por dois anos levou celebridades para colaborar com projetos sociais nas periferias. Criou o vídeo remix do filme Nina, adaptação do clássico Crime e Castigo, de Dostoiévsk, dirigido por Heitor Dhalia. Trabalhou como correspondente internacional na Ásia, em lugares como na Índia, Tailândia e Nepal, de onde publicou o blog na revista TPM Tashi Delek com videocasts, textos e fotos, escreveu artigos para a revista TPM e Status e dirigiu vídeos para a ESPN Brasil. De volta ao Brasil, criou vídeos de branded content para projetos especiais da TRIP. Atualmente mora em São Paulo, onde concilia o trabalho de diretora de vídeo com o de VJ na criação vídeo instalações e videomapping para fins comerciais e artísticos.Festival de Luzes de São Paulo #FLSPAté 8 de novembro de 2020Idealização: Alexis AnastasiouRealização: VisualfarmObra: Tudo se transforma o tempo todo (videoinstalação em stop motion)Tema: Economia CircularArtista: VJ Elka Andrello

Apresentações: até12/9, das 19h às 23:59hLocal: Edifício Anchieta, Avenida Paulista, 2584 (entre a Angélica e a Consolação)Patrocínio: Braskem e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (ProAC)

Instagram oficial: @luzes.sp

Divulgação Festival de Luzes de São Paulo