AmericanaMeio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente ressalta importância da coleta seletiva e aterros sanitários

A coleta seletiva é utilizada para a separação de resíduos visando diminuir o volume de lixo produzido pelo homem. Ela representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte, evitando a poluição do solo e das águas. A separação desses resíduos é feita de acordo com a composição e origem de cada um, algo que, além de diminuir o volume de lixo, diminui também a poluição ambiental e poupa recursos naturais. 

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, no município a coleta seletiva é responsável por recolher todos os resíduos recicláveis, de maneira que o cidadão não precisa separá-los em categorias como papéis, plásticos, vidros e metais. A única preocupação da população deve ser a de não misturar recicláveis com orgânicos, pois a triagem de cada produto por composição é feita pela cooperativa.

Muitos resíduos são levados para os aterros sanitários, que são locais destinados à decomposição final de rejeitos (tipo específico de resíduo, onde foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem) gerados pela atividade humana. Porém, os aterros possuem vida útil, ou seja, capacidade finita, esgotando-se em algum momento. Nesse caso, sempre que a vida útil de um aterro se esgota é necessário que a área seja fechada e passe por um processo de recuperação. Quando a coleta é implementada em um município, a vida útil de um aterro aumenta, pois a quantidade de resíduos destinada a ele diminui com a separação dos materiais que são destinados às cooperativas.

A abordagem deste tema tem relação com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas:

–           Objetivo 3: Saúde e Bem-Estar

–           Objetivo 13: Ação Contra a Mudança Climática Global do Clima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *