DestaquesGeralRegiãoSumaré

Greve do INSS prejudica atendimento em Sumaré e Hortolândia

Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão em greve desde 10 de julho, afetando o atendimento em diversas regiões. Em Sumaré, apenas perícias estão sendo realizadas, enquanto Hortolândia opera com atendimento parcial. As agências do Centro e Amoreiras, em Campinas, permanecem fechadas.

O movimento grevista, organizado pelo Sinssp (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo), tem ganhado força com a adesão de várias agências. A paralisação foi decidida após a terceira rodada de negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na qual o governo não se mostrou disposto a discutir as principais demandas dos servidores.

Entre as reivindicações dos profissionais estão a exigência de ‘nível superior’ para o cargo de Técnico do Seguro Social, a reestruturação da carreira, melhores condições de trabalho e investimentos em tecnologia. O INSS conta atualmente com cerca de 20 mil servidores, sendo que os técnicos correspondem a mais de 80% da força de trabalho.

O INSS informou que as agências de Campinas – Amoreiras e Sumaré ficaram fechadas na quarta-feira (17), e que a adesão parcial à greve em outras agências da região pode ter reduzido o número de atendimentos. A prioridade, segundo o instituto, é para os atendimentos agendados, especialmente as perícias médicas. Os segurados que não puderam ser atendidos terão seus agendamentos remarcados assim que os serviços forem normalizados. O reagendamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS também destacou que mais de cem serviços estão disponíveis na plataforma Meu INSS, acessível pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo. A Central de Atendimento 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Questões relacionadas a negociações e reajustes salariais do funcionalismo federal são tratadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *