DestaquesGeralSumaré

Cresce 17,8% o número de eleitores com deficiência em Sumaré

O número de eleitores com deficiência aumentou 17,8% no pleito deste ano em Sumaré, município que concentra o maior eleitorado de PCDs da região, com 2,1 mil votantes. Esse crescimento, em comparação aos 1,8 mil registrados nas eleições anteriores, tem exigido maior atenção dos tribunais regionais e chefes de cartórios quanto à acessibilidade nos locais de votação.

De acordo com o TSE, foram considerados eleitores com deficiência visual, auditiva, de locomoção, além de outras limitações físicas ou psíquicas. Esses eleitores encontram, muitas vezes, dificuldades no exercício do voto, principalmente aqueles com deficiências de locomoção, que enfrentam barreiras no acesso às urnas.

Para garantir uma votação mais inclusiva, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) realiza vistorias nos locais de votação antes do pleito, visando identificar e corrigir problemas de acessibilidade. No dia das eleições, cada escola conta com um coordenador de acessibilidade responsável por auxiliar e orientar os eleitores com deficiência.

Entre os recursos oferecidos, deficientes visuais podem utilizar fones de ouvido e contar com a marcação em braile nas urnas eletrônicas. Deficientes auditivos têm à disposição intérpretes de libras, enquanto pessoas com deficiência de locomoção podem ser acompanhadas por alguém de sua confiança para votar.

O aumento desse público ressalta a importância de medidas contínuas para garantir a acessibilidade, assegurando que todos os eleitores possam exercer seu direito de voto de forma plena e autônoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *