Instituto INCAB recebe Pré-Conferência sobre igualdade e justiça racial em Americana
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (INCAB) será palco de um importante momento de escuta e construção coletiva nesta sexta-feira, dia 18 de julho, a partir das 19h. A instituição sediará a Pré-Conferência de Igualdade Racial da cidade de Americana, evento preparatório para a Conferência Municipal que acontecerá no dia 29 de julho, no Centro Universitário Unisal, das 7h30 às 14h.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a pré-conferência tem como objetivo fortalecer a participação da população negra e de comunidades tradicionais nas decisões públicas e na formulação de políticas afirmativas.
Durante o encontro, moradores das comunidades do Zincão, Parque da Liberdade e Parque Gramado terão a oportunidade de expressar suas vivências, apontar demandas e contribuir com propostas concretas dentro dos três eixos que orientarão a conferência:
Democracia, com foco na ocupação de espaços de poder e justiça climática;
Justiça Racial, abordando saúde, educação, cultura, trabalho e segurança;
Reparação, com destaque para políticas inclusivas e reconhecimento de direitos históricos das comunidades negras, indígenas, quilombolas e povos tradicionais.
A atividade contará com a presença dos representantes do COMPIR, e também da coordenadora do INCAB Maria Georgina e do presidente do Instituto, Pietro Jr, que já estiveram reunidos para alinhar os últimos detalhes da ação.
“O INCAB tem se consolidado como um espaço de articulação, escuta e mobilização social. Receber essa pré-conferência é reafirmar o nosso compromisso com a justiça social e com o protagonismo das comunidades periféricas”, declarou Pietro Jr.
O evento integra os preparativos da Conferência organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – O COMPIR, com apoio da Prefeitura de Americana e das autarquias e conselhos municipais. A expectativa é que, a partir da escuta comunitária, se fortaleçam propostas efetivas para a superação do racismo estrutural e institucional.
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Ao final da pré-conferência, serão encaminhadas as propostas e eleitos os delegados representantes da região para a conferência oficial do dia 29.