Semana da Educação de Americana recebe palestra de Alessandro Marimpietri
A segunda noite de programação da 33ª Semana da Educação de Americana, que tem o tema “Americana 150 anos: Celebrando o passado, construindo o futuro”, contou com palestra do professor doutor em Ciências da Educação, psicólogo, neuropsicólogo e escritor Alessandro Marimpietri, na noite desta quarta-feira (23), no Teatro Municipal Lulu Benencase. O evento é organizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de qualificar o ensino por meio de palestras e apresentações culturais.
Em 2025, Americana completa 150 anos e a temática escolhida faz um resgate histórico da educação municipal e projeta o futuro com base em diretrizes nacionais para o ensino de qualidade. A abertura da Semana foi feita pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice-prefeito Odir Demarchi e contou com palestra do escritor, palestrante e formador de opinião Leandro Karnal e apresentação cultural do Grupo Interior Arraigado.
Diretores, professores, professores coordenadores, pedagogos, inspetores e monitores da rede municipal de Educação participam da formação, que tem tradução simultânea de Libras em todas as noites.
Marimpietri apresentou a palestra “Educar em tempo de incertezas: o papel do professor diante de um mundo em transformação”. Antes da fala, o público foi recebido pelo pianista Mateus Pavan.
“A pedido do Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi, preparamos uma Semana da Educação especial, com programação diversificada em celebração aos 150 anos de Americana”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini. Ele falou aos presentes ao lado da secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, e da diretora da unidade de Desenvolvimento Pedagógico da pasta, Ana Cristina Zoca.
Nesta quinta-feira (24), o público confere a palestra de Luciene Regina Paulino Tognetta, professora doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e escritora. Integrantes da Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos” e da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” também se apresentam até o encerramento, na sexta-feira (25).
A 33ª Semana da Educação de Americana tem o apoio da Soluções Moderna, Editora Adonis, SESI-SP, gráfica Paineiras, Consórcio PCJ, Ômega Alimentação e Serviços Especializados e secretarias de Cultura e Turismo e de Comunicação e Tecnologia da Informação.