33ª Semana da Educação de Americana encerra com a banda Municipal
Uma apresentação de gala da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi, nesta sexta-feira (25), encerrou a programação cultural e formativa da 33ª Semana da Educação de Americana, organizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação. O evento reuniu, em quatro noites no Teatro Municipal Lulu Benencase, diretores, professores, professores coordenadores, pedagogos, inspetores e monitores da rede municipal de ensino.
Com o tema “Americana 150 anos: Celebrando o passado, construindo o futuro” e o objetivo de qualificar o ensino por meio de palestras e atividades culturais, a 33ª Semana da Educação apresentou grandes nomes da área educacional: o escritor, palestrante e formador de opinião Leandro Karnal, o professor doutor em Ciências da Educação, psicólogo, neuropsicólogo e escritor Alessandro Marimpietri e a professora doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e escritora americanense Luciene Regina Paulino Tognetta. Os participantes conferiram ainda shows do grupo Interior Arraigado, do Grupo de MPB Jazz da Escola de Música Heitor Villa Lobos e do pianista Mateus Pavan.
A Banda Municipal apresentou um repertório preparado especialmente para a ocasião, com sucessos e clássicos da MPB, do forró e do pop rock, incluindo canções do grupo ABBA e composições imortalizadas na voz de Michael Jackson, pelo talento de Luiz Gonzaga e pela genialidade de Tim Maia.
A cerimônia de encerramento teve a presença da secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, acompanhada da equipe da Unidade de Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria de Educação, do maestro da banda, Jair dos Santos, e do responsável pelo Teatro, Osmair Poleto (Branco), além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), James Pedro Nadin.
A temática escolhida para a 33ª Semana da Educação fez um resgate histórico da educação municipal e projetou o futuro com base em diretrizes nacionais para o ensino de qualidade. Todas as palestras tiveram tradução simultânea de Libras, para um evento inclusivo e acessível.
“Para os 150 anos de Americana, o prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi idealizaram uma Semana de Educação à altura da história da cidade e de nossa rede e atendemos a essa demanda com um evento de conteúdo aprofundado e produções artísticas de alta qualidade. Foram noites cheias de aprendizado e conhecimento. Agradeço ao Chico e ao Odir pela confiança e, principalmente, nossa rede pela presença”, declarou Ghizini.
A 33ª Semana da Educação de Americana teve o apoio da Soluções Moderna, Editora Adonis, SESI-SP, gráfica Paineiras, Consórcio PCJ, Ômega Alimentação e Serviços Especializados e secretarias de Cultura e Turismo e de Comunicação e Tecnologia da Informação.