Sumaré realiza visita técnica para obras e reformas nas 2 escolas que aderiram ao modelo cívico-militar
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com apoio da equipe de Engenharia e Arquitetura, realizou uma visita técnica às Escolas Municipais Magdalena Maria Vedovatto Callegari e Eliana Minchin Vaughan, aprovadas em Consulta Pública para adesão ao modelo cívico-militar. O objetivo foi verificar a estrutura das unidades escolares e definir os primeiros passos para as obras de adaptação ao novo modelo de ensino.
Durante a vistoria, os profissionais avaliaram as condições físicas das escolas e levantaram as necessidades de adequações. Segundo a Secretaria, as reformas vão preparar os prédios para receber estudantes, professores e equipes com mais segurança, conforto e funcionalidade.
O secretário de Educação, Danilo de Azevedo, destacou a importância do investimento na melhoria dos espaços escolares e reforçou que todas as unidades da rede municipal receberão atenção. “Nosso compromisso é com a qualidade da educação em Sumaré. Estamos trabalhando para que cada escola seja reestruturada, independentemente do modelo. Todas as unidades passarão por reformas para que nossos alunos tenham ambientes adequados e acolhedores”, afirmou.
Durante o recesso escolar, as escolas municipais receberam reparos e melhorias por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM). Com investimento recorde de R$ 1,3 milhão, liberado no início do ano letivo, as unidades têm autonomia para aplicar os recursos em manutenção, reparos, adequações físicas e pedagógicas. O valor representa um aumento de R$ 568 mil em relação ao ano anterior, o maior repasse já realizado desde a criação do programa. As intervenções garantem que os alunos encontrem espaços renovados e mais estruturados.
Segundo a Administração Municipal, além do PDDEM, já está em fase de implementação um novo programa que prevê reformas estruturais completas em todas as escolas da rede. Diferente das ações de manutenção pontual, o objetivo é realizar uma reestruturação ampla e duradoura. “Não vamos tratar de manutenções paliativas. Vamos reestruturar todas as escolas do município. O PDDEM é apenas o início desse processo”, acrescentou o secretário.