Americana recebe aprovação da Alesp como Município de Interesse Turístico
Americana recebeu a aprovação do título de Município de Interesse Turístico (MIT) em votação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta quarta-feira (27), aniversário de 150 anos de sua fundação. O prefeito Chico Sardelli acompanhou a votação no Plenário, acompanhado dos secretários municipais Vinicius Ghizini (Cultura e Turismo e Educação) e Vinicius Zerbetto (Gestão de Convênios) e do vereador Leco Soares.
Chico agradeceu ao presidente da Alesp, deputado André do Prado, e aos demais membros do Legislativo estadual. “Hoje é um dia histórico para Americana: completamos 150 anos e recebemos dos deputados estaduais este presente, a aprovação do título de Interesse Turístico durante a sessão presidida hoje pelo amigo deputado André do Prado. Agradeço aos nobres parlamentares pela deferência com Americana e à população de nossa cidade, por me permitir estar prefeito nesta data tão simbólica”, declarou o prefeito.
Americana iniciou o pleito a MIT em 2016, quando Chico Sardelli era deputado estadual. Em abril deste ano, os secretários municipais foram recebidos pelo secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, em audiência intermediada pelo vereador Leco Soares. O município conquistou parecer técnico favorável emitido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, atestando a presença de critérios de qualificação como potencial e atrativos turísticos, e de serviços de infraestrutura ao turista, como atendimento médico, hospedagem, alimentação e informação turística.
“Vencemos mais uma etapa muito importante para o desenvolvimento turístico de Americana. A conquista do título de MIT reconhece o turismo como vetor de crescimento econômico e valoriza as potencialidades locais e, em Americana, a administração Chico Sardelli e Odir Demarchi seguirá trabalhando para, cada dia mais, fomentar o setor e apoiar o empresariado ligado ao setor”, destacou Ghizini.
Os MITs têm potencial turístico reconhecido e são habilitados a receber apoio do Executivo estadual para desenvolver projetos na área. O título reconhece e fomenta a aptidão turística, incentivando investimentos em infraestrutura e a promoção das atrações focadas no atendimento ao turista.
Zerbetto celebrou a conquista e relembrou o processo de tramitação até a aprovação da propositura. “Com certeza um dia de muita alegria. Acompanhamos desde o início todo trabalho técnico desenvolvido pela nossa Secretaria de Cultura e Turismo e nosso papel foi garantir que todo processo do projeto fosse rigorosamente cumprido, desde a primeira tramitação até sua aprovação na Assembleia Legislativa do Estado. Assim garantimos que todas as etapas ocorressem dentro dos prazos e com responsabilidade, atendendo todas as exigências, entregando um projeto de qualidade, com a certeza de sua aprovação”, destacou o secretário de Gestão de Convênios, Vinícius Zerbetto, responsável pelo trabalho de articulação e formalização processual junto ao Governo e o Legislativo estaduais.
Ao todo, os deputados aprovaram projetos que concedem o título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas. O secretário municipal de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão, e o vereador Levi Rossi também acompanharam a votação.
O autógrafo com a redação final aprovada pelos deputados estaduais agora segue para sanção do governador do Estado, Tarcísio de Freitas.