Educadores da rede municipal de Americana participam de formação no CCL
Pedagogos da rede municipal de Educação de Americana participaram, nesta terça-feira (7), da formação “Casca de Dentro ou Corpo de Fora?”, uma oficina ministrada por Gabriel Ferreira no Centro de Cultura e Lazer (CCL) do município. A atividade integra a programação do Festival Americana Mostra 2025, realizado até 12 de outubro em diversos pontos da cidade.
A formação propõe uma investigação sobre as cascas do corpo e da matéria. Por meio da experimentação corporal, do tato e da expressão visual, os participantes exploraram superfícies que revelam memórias e transformações, buscando identificar o que essas texturas contam e como é possível reinventá-las artisticamente.
“É uma alegria ver a integração e a aproximação entre as secretarias de Cultura e Turismo e de Educação. O desenvolvimento de cidadãos críticos está diretamente relacionado com a fruição artística e oportunizar formação aos educadores da rede é uma das principais ações da administração Chico Sardelli para qualificar a Educação em Americana”, disse o secretário das pastas, Vinicius Ghizini.
Americana Mostra
O Festival Americana Mostra 2025 está em sua 11ª edição, com uma programação de espetáculos teatrais, oficinas e sessões de cinema. Produzido pelo Ponto de Cultura Fábrica das Artes de Americana, o projeto cultural é financiado pela Política Nacional Cultura Viva/Aldir Blanc, por meio do edital PNAB 06/2024 (Lei Federal nº 14.399/2022). A realização é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo Federal, via Ministério da Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult).
Confira as próximas atividades:
09/10 às 20h: curta-metragem “Ruínas”, do Centro Cultural Candeeiro, no Fábrica das Artes (classificação: 16 anos)
09/10 às 20h30: curta-metragem “Meu Superman”, de Estevacini Filmes, no Fábrica das Artes (classificação livre)
09/10 às 21h: “Eu ainda existo”, de Nando Almeida, no Fábrica das Artes (classificação: 16 anos)
09/10 às 21h30: “Prosopagnosia”, de Tadaima Films, no Fábrica das Artes (classificação: 12 anos)
10/10 às 20h: “Língua Solta”, de Clovys Torres, no Fábrica das Artes (classificação livre)
11/10 às 14h: oficina “Sensações”, com Cia Finibus, no Fábrica das Artes (classificação: 14 anos)
11/10 às 20h: “Chibata”, com Cia Stepout, no Fábrica das Artes (classificação: 12 anos)
12/10 às 11h: “Charanga da Tramp”, com a Cia Tramp de Palhaços, no Parque Ecológico (classificação livre)
12/10 às 20h: “Liame do Tempo”, da Cia Grifo Teatro, no Fábrica das Artes (classificação: 14 anos)