Principais Notícias

Operação Plush contra esquema de lavagem de dinheiro em lojas de brinquedos de pelúcia

Equipes da Sefaz prestam apoio a MPSP e Polícia Civil no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em shoppings da capital

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) participou nesta quarta-feira (22) da Operação Plush, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Polícia Civil. A ação teve como objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas por organização criminosa que usa lojas de brinquedos.

Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSP, a operação contou com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais localizados na capital, em Guarulhos e em Santo André. O Poder Judiciário também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores que somam R$ 4,3 milhões, visando assegurar futura reparação de danos e o pagamento de custas e sanções judiciais.

As investigações apontam que que teriam sido utilizadas lojas de brinquedos, especialmente de pelúcias, para movimentar e ocultar valores de origem ilícita.

A participação da Sefaz-SP concentrou-se na análise fiscal e financeira dos alvos, contribuindo com informações e levantamentos técnicos que subsidiaram as ações de campo. Dez auditores fiscais acompanharam o cumprimento dos mandados em lojas e quiosques comerciais nos shoppings.

A Sefaz-SP mantém atuação permanente em apoio a operações conjuntas com órgãos de investigação e controle, reforçando seu compromisso com o combate à sonegação fiscal, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado no Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *