DestaquesGeralPolíticaPrincipais

A Hipocrisia estampada na Capa da Política

Nos debates presidenciais Ciro Gomes e Simone Tebet se mantiveram na posição do não apoio a Lula e Bolsonaro para 2º turno, mas a hipocrisia reina dentro da política. Ciro Gomes evitou citar o nome de Lula, afirmando que “acompanha a decisão do partido”. O anúncio foi feito após o PDT declarar apoio a Lula em decisão unânime pelo diretório nacional da sigla. 

“Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que resta para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias”, disse. “Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.”

Ciro diz ainda que “frente às circunstâncias”, o apoio a Lula era a “última saída”.

Apesar de citar piora na “trilha democrática”, Ciro diz não acreditar que a democracia esteja em risco nessas eleições, mas pondera sobre o que classifica como “absoluto fracasso na nossa democracia em construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo”.

Vale lembrar uma fala de Ciro Gomes (PDT) que ao participar de uma caminhada pelas ruas de Fortaleza ao lado de Roberto Cláudio, nome do partido para o governo do Ceará, na sexta 30/09. O encontro foi uma tentativa de reverter quadro de intenções de voto no estado, onde Cláudio estava atrás nas pesquisas. Questionado sobre um eventual apoio ao PT no 2º Turno das eleições presidenciais, Ciro rechaçou qualquer hipótese: “Só na outra encarnação”.

Nas considerações finais de Ciro Gomes no último debate: Eu sei que os radicais lulistas e os radicais bolsonaristas não querem ouvir nada a não ser aquela história toda que nós vimos e está matando inocentes ali. Essa situação que está aí parece que são brigas muito feias, mas, na verdade, por trás, tem um grande sistema, que obriga o mesmo modelo econômico e o mesmo modelo de governança política. O mesmo modelo econômico produziu 66 milhões de pessoas endividadas, seis milhões de empresas na antessala de quebrar no Serasa. O mesmo modelo que levou ao desemprego, à informalidade, 40, 50, 60 milhões de brasileiros se nós juntarmos também os desalentados.

Ciro em sua fala alega que a culpa de tudo que o povo brasileiro está passando é culpa de Lula e Bolsonaro. Pouca ou muita mentira contada pelos candidatos, mentiras que temos que engolir e aceitar como se fossem nossas únicas opções de esperança.

Nesta terça-feira (4), Tebet recebeu ligação de Rosângela da Silva, a Janja, esposa de Lula, e conversou com o candidato. De acordo com interlocutores da campanha, ela afirmou que iria aguardar a definição do partido antes de se manifestar.

“Tenho lado”, não irei me omitir, porém no momento certo irei me pronunciar, diz Simone Tebet

Nas Considerações finais do último debate, Simone diz: “Acabamos de ver nesse debate que essa polarização, essa briga, este ódio não têm fim. Serão mais quatro anos assim? Sem resolver os seus problemas? Porque um não vai deixar o outro governar se perder a eleição”.

Também nesta terça, o cidadania confirmou apoio à Lula e o PSDB liberou os diretórios estaduais no segundo turno das eleições presidenciais. Os dois partidos formam uma federação e apoiaram Tebet.

O que estamos vendo aqui são promessas e vendas de apoio, em troca de cargos políticos ou seja, nosso dinheiro mais uma vez correndo ralo abaixo pelos cofres públicos com inúmeras promessas de cargos. São essas promessas que garantem os salários e posições dentro da política brasileira. Uma vergonha presenciar e viver por mais uma vez essa venda exarcerbada dos candidatos, que durante os debates acusam uns aos outros e depois se vendem por posições que garantirão por mais 4 anos de salários, cargos públicos, segurança financeira e política. Cada vez mais eles pensando neles e o povo sendo deixado de lado por mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *