ArarasDestaquesRegionalSaúde

Acabam vacinas contra gripe em Araras

O segundo lote de vacinas contra a gripe acabou na última sexta. Foram 5,9 mil doses aplicadas em menos de 24h. Uma nova remessa de vacinas deve chegar na próxima terça (31), segundo previsão do DRS X (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba, que abastece Araras.

Serão mais 4,2 mil doses destinadas ao público-alvo dessa primeira fase da campanha, composto por idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Desde o início da mobilização, na última segunda-feira (23), 11,5 mil pessoas foram vacinadas na cidade.

A vacinação acontece em tendas montadas na área externa dos cinco postos de saúde que possuem sala de vacinação e também em frente ao Centro de Saúde II João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros, onde há serviço de drive-thru, ou seja, atendimento exclusivo de idosos dentro dos carros, sem a necessidade deles entrarem no local. Há ainda uma tenda montada na Praça Barão de Araras, próximo à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, também para atender exclusivamente os idosos.

“A gente pede para que a população respeite os idosos e deixe realmente o drive thru para que eles sejam imunizados”, reforça a enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

A Secretaria de Saúde conta com o apoio de uma equipe de alunos do curso de Enfermagem da Uniararas para fazer esse atendimento nos veículos. Pacientes acamados devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3543-1522, para agendar a vacinação domiciliar.

Vale lembrar que a vacina não previne contra a covid-19, mas o objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população contra três outros vírus que provocam gripe e outras complicações respiratórias graves, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A segunda etapa inicia dia 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de integrantes das forças de segurança. No dia 9 de maio será o “Dia D” e o público-alvo serão crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas, privados de liberdade adolescentes e jovens.

Locais onde são aplicadas as doses da vacina*:

– CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere) – dentro dos carros

– Tenda na Praça Barão (próximo à Basílica)

– PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

– PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

– PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

– PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

– PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

*vacinação acontece das 7h30 às 15h