AmericanaGeralMeio Ambiente

Ação educativa na EMEI Tangará e na Praça Marcílio Frezzarim em Americana

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, em parceria com as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Educação, desenvolveu uma ação educativa junto aos alunos da EMEI Tangará, no bairro Frezzarim, na manhã desta terça-feira (26). Na ocasião, a escola recebeu o troféu do Campeonato de Arrecadação de Tampinhas, Lacres Plásticos e Blisters e participou da conscientização sobre o descarte correto de materiais, na Praça Marcílio Frezzarim.

Na visita à EMEI Tangará, o troféu foi entregue por representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepecionais), que promove o campeonato de arrecadação em conjunto com a Prefeitura de Americana e parceiros. A escola foi campeã do mês de agosto na categoria educação infantil.

Na sequência, foi realizada uma ação de sensibilização sobre o descarte correto de materiais nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de resíduos) que ficam nas proximidades da EMEI Tangará e na Praça Marcílio Frezzarim.

Os alunos também fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro com faixas alertando sobre a proibição de queimadas e descartes irregulares, práticas criminosas e que geram multa.

“Na oportunidade, foi iniciado um trabalho de conscientização quanto ao descarte irregular de resíduos e uso dos PEVS, Pontos de Entrega Voluntária de resíduos. A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Unidade de Limpeza Pública, mapeou os pontos que possuem mais descartes irregulares em seu entorno, sendo que o PEV localizado na Praça Marcilio Frezzarim é um dos que mais sofrem com o descarte irregular em seu entorno”, explicou a diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Kátia Birke.

Ao chegarem na praça, os alunos observaram a limpeza realizada pela Prefeitura e verificaram a quantidade de lixo acumulado no local. As crianças tiveram orientação quanto aos vários tipos de resíduos e as respectivas destinações.

“As ações são planejadas para abranger toda a cidade, iniciando pelas escolas junto aos alunos e se estendendo às praças, espaços públicos que são utilizados pelas famílias e que devem ser preservados pela população. Agradecemos as parcerias com a EMEI Tangará, APAE, e Secretarias de Educação e de Obras”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

PEVs e ecopontos

Os PEVs são contêineres ou recipientes disponibilizados à população para o descarte de material reciclável (garrafas pets, copos plásticos, embalagens, entre outros descartáveis), destinados, posteriormente, para a Cooperlírios (Cooperativa de Materiais Recicláveis).

Para o descarte de outros materiais, a Prefeitura disponibiliza os ecopontos, que recebem entulho, restos da construção civil (tijolos, azulejos, pisos), móveis (mesas, cadeiras, sofá, guarda-roupa), colchão, madeiras, restos de poda de árvore, entre outros resíduos. 

Os PEVs e ecopontos não recebem lixo orgânico. Para isso o município conta com a coleta de lixo diariamente.

Americana disponibiliza nove ecopontos, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, das 8h às 17h. Nos domingos e feriados, das 8h às 12h. Confira os locais:

Jardim dos Lírios/Mathiensen – Rua das Seriemas, 550

Jardim da Mata/Praia Azul – Rua dos Pinhais, 61

Jardim Bertoni – Avenida Roma, 4.483

Antônio Zanaga – Rua Rayon Viscose, 209

Jardim da Paz – Rua Estevão Carlos Vicentini, 175

Bairro Catharina Zanaga – Avenida Carmine Feola, 1.327

Nova Carioba – Rua José Nicoletti, 110

Werner Plaas/Machadinho – Rua do Mecânico, 65

Jardim Guanabara – Rua do Castelo, 225

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *