PrincipaisSaúde

Ala indígena em hospital de Manaus abre

O Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, representa o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, na inauguração da Ala Indígena no Hospital Nilton Lins, em Manaus (AM).

Esta é primeira ala voltada para o atendimento de pacientes indígenas com COVID-19 no Estado do Amazonas. A articulação para a abertura dos novos leitos foi feita pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado do Amazonas.

O Hospital Nilton Lins foi inaugurado em 18 de abril com 95 leitos para tratamentos de pacientes com COVID-19. A Ala Indígena que será inaugurada terá 53 leitos; sendo 33 leitos clínicos, 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 5 Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com possibilidade de expansão.

Também terá posto de enfermagem, área de expurgo, área de higienização, banheiros, recepção e área administrativa. Um espaço de espiritualização será destinado aos pajés – líderes espirituais dos povos indígenas – e outra área será destinada para armação de redes nas enfermarias clínicas, respeitando a cultura de cada etnia.

A Ala Indígena será voltada exclusivamente para os indígenas que vivem em aldeias. As transferências para a ala destinada aos pacientes indígenas com COVID-19 serão realizadas por meio da Central de Regulação do Amazonas.

Os pacientes que necessitarem de remoção serão incluídos em uma fila composta apenas por indígenas e serão removidos com base na avaliação clínica de médicos e enfermeiros da Central.

Fonte: Min. da Saúde