EducaçãoGastronomiaGeralPrincipais

Alimentação saudável para crianças precisa ser praticada dentro e fora das escolas  

A alimentação saudável é um assunto que tem ganhado cada vez mais adesão das empresas, instituições, mídia e da população em geral. A ideia da incorporação de uma dieta equilibrada no dia a dia perpassa fatores como faixa etária. Mas é na infância e na adolescência que a atenção deve ser redobrada, já que o período é marcado pelo desenvolvimento cognitivo. As escolas, que retornam das férias nesta semana, cumprem um papel essencial nesse processo, uma vez que os estudantes passam boa parte do seu tempo em suas instalações.

A concepção de alimentação saudável no ambiente escolar é uma das preocupações da Sapore, multinacional especializada em alimentação e facilities. A companhia atende diversas escolas e implementou em todas as unidades um cardápio saudável e equilibrado, livre de frituras e alimentos processados. A adesão às práticas saudáveis cumpre o papel de auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.  

Segundo Camila Serrano, nutricionista da Sapore, a adesão de refeições saudáveis deve ser realizada em parceria com os responsáveis do aluno. “Oferecer opções mais nutritivas e saudáveis deve ser uma extensão do comportamento adotado em casa. É fundamental que o colégio tenha essa preocupação, mas a criança ou adolescente ao retornarem ao ambiente familiar precisam manter o rigor com as refeições”, explica.  

Um dos fatores apontados pela especialista é a dificuldade dos familiares em introduzirem e manterem os hábitos saudáveis no cotidiano das crianças e adolescentes. “É fundamental que os responsáveis adaptem as receitas para opções livres de frituras, com preferência para produtos feitos com farinha integral, com menos gordura, açúcar e sódio. Incorporar às lancheiras o suco natural, de preferência de goiaba, abacaxi, acerola e manga, já que são polpas que retém vitaminas por mais tempo, além de frutas variadas e alimentos leves, deve ser uma preocupação consta”, orienta Camila.

“A companhia disponibiliza nas unidades escolares em que atua os lanches saudáveis, que os pais podem contratar, de acordo com a necessidade do estudante. Neste sentido, a lancheira será substituída de forma segura”, explica a especialista, que ressaltou o papel da companhia não só na implantação das refeições, mas também na educação dos públicos de interesse. “A Sapore realiza frequentemente workshops, oficinas e palestras sobre a temática com o objetivo de alertar sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *