AmericanaDestaquesEducaçãoGeral

Americana conclui primeira fase de elaboração de propostas para a primeira infância

O Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI) concluiu, nesta quarta-feira (31), a primeira fase de elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida. A etapa inicial foi embasada na pesquisa qualitativa feita com pais e responsáveis. A próxima fase prevê a redação de propostas baseadas na pesquisa quantitativa feita com crianças e profissionais das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Pastorais da Criança. O texto completo será integrado a um documento único – a ser apresentado em forma de projeto de lei – para a criação de políticas públicas municipais específicas para o público-alvo.

O comitê gestor estabeleceu medidas e ações agrupadas em seis eixos do programa: “A criança, a família e a comunidade: relações afetivas e sociais”, “A criança e a educação: o encantamento do aprender”, “A criança e a diversidade: a dimensão da inclusão”, “A criança nativa digital: a identidade e o consumismo infantil mediado pelas mídias”, “A criança e o direito à saúde, à segurança alimentar e nutricional: o bem-estar integral” e “A criança, o espaço e a cidade: o brincar, o explorar, o pertencer”.  

Agora, os itens elencados em cada um dos eixos serão elaborados pela empresa de assessoria responsável pela redação final do plano. “O Programa Americana pela Primeira Infância representa um marco na história de nossa cidade. Estamos desenvolvendo uma política pública específica e com caráter permanente, voltada para crianças de 0 a 6 anos. Este é um investimento no futuro e no presente de nossa cidade, feito pela administração Chico Sardelli e Odir Demarchi”, disse o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini.

Desde sua instituição em outubro de 2022 pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice-prefeito Odir Demarchi, o PAPI promoveu estudos e pesquisas, em outros municípios e em Americana, para a elaboração de políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos, conhecida como Primeira Infância. As ações envolveram técnicos de diversas secretarias e representantes de órgãos, entidades e da sociedade civil.

A reunião extraordinária do comitê, realizada no dia 31 de janeiro na Secretaria de Educação de Americana, contou com a presença de servidores das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Cultura e Turismo, de Educação, de Meio Ambiente, de Planejamento e de Saúde e de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da igreja Nueva Vida – Congregación Bautista Hispana, um centro de acolhimento de imigrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *