AmericanaGeralMeio Ambiente

Americana e Unimed abordam o tema sobre Mata Atlântica e Biodiversidade em palestra

O tema sobre a “Mata Atlântica e sua Biodiversidade” está sendo abordado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Unidade de Parque Ecológico – Núcleo de Educação Ambiental (NEA), junto às unidades da UNIMED Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa. A primeira palestra foi ministrada na quinta-feira (9) e, no dia 22 de junho, os participantes farão uma visita guiada ao Parque Ecológico Municipal de Americana “Engenheiro Cid Almeida Franco”‘ – Zoo Americana.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a importância da parceria neste projeto. “É uma parceria importante com a UNIMED e seus colaboradores para abordar as questões sobre a Mata Atlântica, sua biodiversidade, a importância da preservação desse bioma brasileiro. Agradecemos à UNIMED e a todos que estão participando deste projeto”, disse o secretário Fábio.

Serão, ao todo, quatro encontros, ministrados pela bióloga do Parque Ecológico e coordenadora do NEA, Sílvia Maria de Campos Machado Ortolano, com a participação do biólogo da UNIMED, Gabriel Garcia. Participam os colaboradores da UNIMED das áreas administrativa e técnica.

“Além da preservação da Mata Atlântica, as palestras ressaltam a importância dos micos-leões, o papel que eles representam para a floresta e a importância de conhecermos mais sobre as espécies animais que habitam esses ambientes e a relação estreita deles com as plantas. Aproveitamos para estudar as duas espécies de micos-leões que mantemos no Parque Ecológico, nos programas de Conservação e Pesquisa, para engajar mais pessoas nessa causa e mostrar que os zoológicos desenvolvem um papel muito importante na manutenção das espécies brasileiras, principalmente as ameaçadas de extinção”, explica a bióloga Silvia.

O Parque Ecológico – Zoo Americana mantém a espécie de mico-leão-de-cara-dourada e do mico-leão-dourado em recintos de exposição, próximos à Praça de Alimentação.

Os micos-leões são considerados jardineiros das florestas, uma vez que ao comerem frutas e sementes contribuem significativamente com a disseminação das plantas. São primatas que vivem em grupos, alvo do tráfico ilegal de animais e que só não desapareceram totalmente das matas pelo trabalho de conservação feito pelos zoológicos.

O Zoo Americana fica na Avenida Brasil, 2.525, e funciona de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada é encerrada às 16h (horário de encerramento da bilheteria). Mais informações pelo telefone: (19) 3406-2075.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *