AmericanaGeralMeio Ambiente

Americana implanta Sistema de Cadastramento de Hortas

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, implantou o Sistema de Cadastramento de Atividades de Agricultura na cidade. A apresentação do projeto, desenvolvido principalmente para o atendimento às hortas, foi realizada no auditório da Câmara Municipal, com a presença de 60 horticultores e agricultores, na noite de segunda-feira (29).

O sistema pode ser acessado pelo site da Prefeitura: www.americana.sp.gov.br. Basta clicar em “Americana Inteligente – Atendimento Digital”, selecionar o serviço de Protocolo, fazer o login com e-mail e senha e em seguida buscar o assunto desejado. O desenvolvimento do serviço, baseado na plataforma digital 1Doc, teve a parceria da Unidade de Serviços Gerais da Secretaria de Administração, e apoio da Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e da Casa da Agricultura.

“Essa novidade é muito importante para que o trabalho desenvolvido nas hortas da cidade seja fortalecido cada vez mais. Temos muito orgulho em ter implantado a Casa da Agricultura em Americana. É muito bom ver os frutos dessa política pública sendo colhidos neste momento. Quero parabenizar a todos os horticultores pela dedicação diária. Trabalhar a terra é semear o futuro e vocês fazem isso com maestria”, disse o prefeito Chico Sardelli.

O vice-prefeito Odir Demarchi, ressaltou a importância da criação do cadastro. “É um passo importante no avanço das ações em benefício da agricultura em nossa cidade. Os horticultores e agricultores têm todo o apoio da nossa gestão para que possam realizar um trabalho digno e de qualidade, oferecendo o melhor para a nossa população”, ressaltou Odir.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre o avanço das políticas públicas com a implantação do sistema e mapeamento das hortas. “Com o cadastro será possível realizar um mapeamento e traçar um panorama da agricultura no município, bem como mensurar a produção mensal e os tipos de plantios, técnicas e equipamentos utilizados. Permitirá o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao setor, bem como a agilização de pedidos”, afirmou Fábio.

A diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura, Kátia Birke, explanou sobre as vantagens da adesão ao programa. “Os horticultores e agricultores do programa de hortas do município, após a elaboração do cadastramento, receberão certificados de integrantes do programa. As hortas integrantes do programa receberão acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente e da Casa da Agricultura”, disse Kátia.

O secretário adjunto e responsável pelo Setor de Hortas, Neto Franzatto, chamou a atenção para as capacitações e o avanço das ações visando a expansão da agricultura no município. “Foi a primeira capacitação do ano do Programa de Agricultura Urbana, estabelecida pela legislação pertinente, onde os horticultores precisam participar de no mínimo duas para alcançar os benefícios que a prefeitura concede. São oferecidas várias capacitações ao longo do ano, promovemos o mutirão de cadastramento e apoio no protocolo de concessão de benefícios. Apresentamos o novo sistema de cadastramento visando facilitar e agilizar a tramitação de documentos e a desburocratização dos processos. O cadastramento vai gerar um certificado que terá validade por três anos”, explicou Neto.

O diretor da Unidade de Serviços Gerais, Eduardo César Samogim Spilla, gestor do projeto Americana Inteligente, fez a apresentação da operacionalização do novo sistema. “O sistema já está disponível para a utilização. Desenvolvemos o formulário dentro da plataforma 1Doc para que o horticultor possa fazer o cadastramento, bem como a solicitação dos benefícios de forma digital, tanto para hortas em áreas públicas ou privadas. A configuração dos parâmetros foi feita com os dados fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente. O preenchimento é simples e se alguém tiver alguma dificuldade pode solicitar apoio na Casa da Agricultura e Unidade de Educação Ambiental”, acrescentou.

A apresentação do sistema teve as participações do vereador Léo da Padaria, do novo diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Casa da Agricultura, engenheiro agrônomo Maurício Santos Lima, de representantes da Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), entre outros apoiadores e convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *