Americana lança e-book sobre políticas públicas na Educação Infantil em parceria com a Unicamp
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira (25) o e-book “O Projeto Educativo da cidade de Americana: políticas públicas em diálogo com a vida cotidiana das escolas”, produzido em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por meio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED). A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e reuniu diretores, coordenadores e pedagogos da rede municipal de Educação Infantil.
A publicação é fruto de uma experiência formativa construída entre o NEPP e a Educação de Americana, orientada pelos valores que fundamentam o projeto educativo da Educação Infantil: a escuta das infâncias, a prática democrática, o direito à pesquisa, a valorização das cem linguagens e o compromisso com o conhecimento.
No livro, a professora doutora Roberta Rocha Borges, integrante do NEPP, apresenta o trabalho realizado ao longo dos anos de 2024 e 2025 com todos os diretores, coordenadores, pedagogos e professores da rede, que assumiram papel protagonista no processo de pesquisa colaborativa executado entre universidade e rede pública. O conteúdo será disponibilizado em dezembro, nos sites da Prefeitura de Americana e do NEPP.
“Esse e-book representa um marco no compromisso de Americana com uma Educação Infantil que respeita, escuta e valoriza as crianças em sua integralidade. A parceria com a Unicamp reforça nossa busca por uma prática pedagógica fundamentada, sensível e conectada com a realidade das escolas. É gratificante ver o protagonismo dos nossos profissionais e perceber como pesquisa, reflexão e formação contínua se transformam em ações concretas dentro das unidades, garantindo uma educação pública cada vez mais humana e de qualidade”, destacou o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini.
O e-book é composto por sete capítulos: O nascimento de um projeto sensível, ético e coletivo; A ressignificação dos espaços escolares como lugares de escuta, pesquisa e encantamento; Ateliê como pilar de uma pedagogia sensível; Infância e natureza: O ateliê como espaço de encontros entre o natural e o simbólico; Música: essência, beleza e criação; Natureza como linguagem de investigação e relação; e Tecendo vínculos: a escola que abraça a família.
São apresentados trabalhos desenvolvidos nas 37 unidades escolares de Educação Infantil de Americana, acompanhados pelas supervisoras de formação Leticia Maeda e Ana Paula Rocha. As experiências reafirmam a escola como espaço de cultura, ética e estética, onde aprender e ensinar se entrelaçam no cuidado com o outro, na reflexão coletiva e na curiosidade que move o pensamento.
“Ao olharmos o percurso trilhado pela rede e nos depararmos com os frutos de um trabalho sonhado, planejado e cultivado ao longo do tempo, o coração se acalma e se aquece. É a certeza de que a infância, com sua doçura e encantamento, traz consigo uma potência única, o olhar curioso, inquieto e ávido por conhecer, sentir e viver novas experiências. É uma alegria e um privilégio acompanhar de perto esse florescer das infâncias nas escolas municipais, fazendo valer, em cada gesto e proposta, os direitos de todas as crianças, sem distinção de origem, cor ou condição social”, ressaltou a diretora da Unidade de Educação Básica de Americana, Graciete Pereira.
Mais do que compreender o que as escolas produzem, a experiência formativa buscou revelar como elas constroem sentido e identidade, articulando teoria e prática em um movimento permanente de investigação e criação. Cada encontro e cada registro foram oportunidades de pensar a escola como território de experimentação e autoria. A gestão escolar, junto às equipes docentes, documentou as vivências e sustentou as transformações, garantindo que a formação se tornasse cultura institucional.
“Esse conteúdo tem como objetivo reafirmar que a educação pública de qualidade é, antes de tudo, propósito, direito e ação. É pensar a escola a partir das infâncias, reconhecer suas especificidades, respeitar seus tempos, acolher suas vozes e oferecer o melhor que o espaço educativo pode proporcionar. Construímos este documento sob o olhar da criança, de como enxerga esse mundo no qual faz parte, sente e percebe, dinâmica e amorosamente”, acrescentou a diretora da Unidade de Desenvolvimento Pedagógico, Ana Cristina Barbieri Bertaiolli Zoca.
