AmericanaDestaquesGeral

Americana oficializa comissão para acompanhamento de gestantes e puérperas

A Prefeitura de Americana constituiu uma comissão intersetorial de atenção integral no âmbito da rede municipal de saúde dedicada à assistência de gestantes e puérperas. O grupo foi oficializado nesta terça-feira (9) com a publicação no Diário Oficial do Município, por meio de ato da Secretaria de Saúde.

A comissão é constituída por integrantes da Unidade de Atenção Primária à Saúde, Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, Unidade de Vigilância em Saúde, Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Núcleo Técnico de Apoio, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O principal objetivo é redefinir os fluxos e os protocolos existentes, considerando as especificidades de cada área de atendimento à gestante, com atenção à linha de cuidado, fortalecimento do trabalho em rede, atendimento humanizado e diminuição do indicador de morte materno-infantil.

“A comissão vai acompanhar a gestante, desde o instante em que ela fica sabendo da gravidez, passando pelos exames de pré-natal até o momento do parto e a alta médica na maternidade. O objetivo é pensar na integralidade do cuidado em rede e dar um suporte assistencial qualificado, para que as gestantes e puérperas sejam acompanhadas de forma mais humanizada e acolhedora em toda a rede municipal de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Suporte às gestantes

Além da comissão multidisciplinar, Americana já conta com outras iniciativas de suporte às gestantes. O programa Mãe Americanense oferece atividades voltadas para grávidas entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.

Nos encontros, são abordados temas sobre saúde, gestação, aleitamento materno, planejamento familiar e dinâmicas em grupo sobre desenvolvimento humano. Após o período de atividades, as gestantes recebem kits de enxoval, compostos por carrinho de bebê, banheira, roupas, fraldas e produtos de higiene.

A iniciativa da Prefeitura de Americana é realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e entidades parceiras do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

A Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi também passa pela primeira reforma desde a inauguração da unidade, em 1982. O investimento de R$ 2,8 milhões levará mais conforto às gestantes, às crianças recém-nascidas, às famílias e aos profissionais de Saúde que atuam nesta ala do hospital.

A nova Maternidade do HM terá 22 leitos (7 apartamentos), 2 leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério), sanitários, postos de enfermagem, sala dos médicos, sala de espera, sala de exames e curativos, depósito de material de limpeza e outras dependências.

A unidade também contará com novos espaços: dois consultórios para o atendimento de demandas obstétricas de urgência e uma sala de triagem neonatal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *