AmericanaRegionalSaúde

Americana recebe novos agentes para reforçar ações de combate à dengue

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, na sexta-feira (7), um grupo de agentes de promoção em saúde, aprovados em concurso público, para reforçar as ações de combate à dengue no município. Dos 34 convocados, 25 compareceram.

A iniciativa faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que tem o objetivo de intensificar as ações do PMCD (Programa Municipal de Combate à Dengue) e mobilizar a população na luta contra o avanço da doença.

Os novos agentes foram recepcionados no auditório Villa Americana, no Paço Municipal, por profissionais do setor de Recursos Humanos (RH) e da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva da Secretaria de Saúde, além de representantes da Secretaria de Administração.

“A presença desses novos profissionais é essencial para garantir um atendimento mais próximo e eficaz à população. O monitoramento contínuo dos casos nos permitirá agir com rapidez, minimizando complicações e contribuindo para um controle mais eficiente da doença”, apontou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Atribuições e atuação

Entre as atribuições, o cargo de agente de promoção em saúde inclui atividades educativas junto à comunidade, levantamento sobre incidência de agravos em bairros ou regiões delimitadas, coleta de dados para diagnóstico epidemiológico, ações de promoção em saúde, através de atividades junto à rede de atenção básica e equipes de vigilância em saúde, entre outras.

Nesse primeiro momento, em razão do cenário da dengue, esses profissionais serão incumbidos de monitorar as condições clínicas dos pacientes diagnosticados com a doença, auxiliando as equipes da Atenção Básica das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) por meio de contatos telefônicos e visitas domiciliares.

O acompanhamento será direcionado a pacientes com quadros leves, mas que apresentaram sinais de alerta ao buscar atendimento. Mesmo após a alta médica, existe a possibilidade de evolução para formas mais graves da doença, tornando essencial o monitoramento contínuo.

A atuação dos agentes seguirá os critérios definidos no plano de contingência e no fluxograma de atendimento aos casos de dengue, elaborados pela Secretaria de Saúde.

“É fundamental a gente promover a prevenção da doença junto às famílias, a população em geral. Como agente de promoção em saúde eu sei que terei um papel importante nessa prevenção” disse Tânia Gonçalves de Souza Andrade, uma das convocadas que compareceu ao Paço Municipal nesta sexta-feira.

“Estou muito feliz por ter sido convocado. É muito importante a gente cuidar da saúde, até mesmo mental, dessas famílias para que haja um impacto positivo na população em geral”, acrescentou Rafael de Souza Xavier, também aprovado no concurso e chamado nesta convocação.

Os novos servidores iniciarão agora o processo de entrega de documentação e passarão por exame admissional. Em seguida, eles serão acolhidos na Secretaria de Saúde, onde passarão por uma capacitação antes de iniciarem as atividades.

“O acompanhamento dos pacientes é uma etapa fundamental na luta contra a dengue. Esses agentes terão um papel estratégico na prevenção de agravamentos e na orientação das famílias, reforçando nosso compromisso com a saúde da população”, reforçou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *