GeralPolíticaPrincipaisSumaré

Apoio do vereador Willian Souza, Lula concede Instituto Federal para Sumaré

O líder de governo, vereador Willian Souza, conseguiu para Sumaré um Instituto Federal. A unidade de ensino oferece cursos de graduação, pós-graduação e formação básica, técnica e tecnológica, de graça. A conquista foi anunciada hoje (12) no Palácio do Planalto pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia que contou com a presença do vereador Willian, diversos ministros, governadores e prefeitos de todo o Brasil. O presidente Lula (PT) anunciou hoje a construção de cem institutos federais em todos os estados do país até 2026.

As conversas para construir um Instituto Federal em Sumaré começaram em março de 2023. Na época, Willian esteve no Ministério da Educação com o deputado federal Carlos Zarattini. Durante reunião com o Ministro Camilo Santana, eles pediram a construção da unidade de ensino federal em Sumaré.

“Sempre trabalhamos para garantir ensino de qualidade em Sumaré. A conquista do Instituto Federal anunciada pelo Presidente Lula reforça o nosso compromisso e do governo federal com a educação da cidade”, disse o líder de governo, vereador Willian.

O parlamentar também destacou que em 2023 Sumaré aprovou o novo Plano Diretor da cidade para atrair novas empresas e indústrias, que irão gerar mais emprego e renda. “A construção de um Instituto Federal é a preparação da cidade para o futuro, criando mão de obra qualificada e com alto nível de capacidade técnica”.

Durante o anúncio, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Instituto será construído com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A meta do governo federal, segundo o Presidente Lula, é construir mil unidades de ensino pelo país. Com o anúncio de hoje, o Brasil passará a ter 782 novos Institutos Federais, um em Sumaré. 

O governo estima a criação de 140 mil novas matrículas, “a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio”, segundo o MEC. Atualmente, o Brasil tem 682 IFs em todos os estados, com pouco mais de 1,5 milhão de estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *