PolíticaPrincipaisSaúde

Araras está em Estado de Calamidade Pública

A Prefeitura de Araras decretou “Estado de Calamidade Pública” , reforçando a prevenção ao combate do coronavírus (covid-19). O decreto foi apresentado durante pronunciamento do prefeito Junior Franco, transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, e traz mais restrições à população para evitar a proliferação do vírus na cidade.

Até o momento, Araras não tem caso positivo de coronavírus. Segundo balanço divulgado no final da tarde de ontem (23), 10 casos suspeitos são monitorados pela Vigilância Epidemiológica e aguardam o resultado de exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico.

 Entre as determinações está decretada quarentena em toda a cidade, adequando o Município ao Decreto Estadual nº 64.881, de 22 de março de 2020. Tal determinação implica no fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população em todo o Estado de São Paulo. A diferença do Decreto Municipal é que a quarentena em Araras valerá até dia 30 de abril, enquanto o Decreto Estadual prevê apenas 15 dias, a partir de 24 de março.

Entre as novas determinações, estão suspensas em Araras as feiras livres, circulação de mototáxis com passageiros, funcionamento de carrinhos de lanche e food trucks nas ruas e cobrança de estacionamento rotativo da zona verde (região da Santa Casa) – já a cobrança da zona azul, nos demais locais da região central, continua normalmente.

O documento também autoriza o serviço de drive trhu, além do delivery, aos estabelecimentos que mantiverem suas atividades de portas fechadas previstas no Decreto Municipal nº 6.661/2020. Ou seja, lanchonetes podem vender seus produtos pelos sistemas de delivery e pelo drive trhu, mas devem manter as portas fechadas ao público.