ArarasDestaquesRegionalSaúde

Araras: Prevenção à tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose entre os dias 16 a 30 de março. A ação é coordenada pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras) e acontece nas unidades da rede municipal.

Durante a mobilização, a população será orientada sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. Pacientes sintomáticos respiratórios identificados – que apresentam tosse há pelo menos três semanas – também poderão realizar exame específico para tuberculose. Em 2018, Araras registrou 32 casos da doença; no ano passado, foram 26.

A equipe SAE/CTA estará no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) orientando as pessoas sobre a tuberculose, verificando aqueles que apresentam sintomas e realizando exames, se necessário. Além disso, disponibilizarão testes rápidos de HIV e sífilis. Além disso, haverá busca ativa de sintomáticos respiratórios junto à população de rua, em alguns pontos da cidade, visto que essa população tem maior chance de desenvolver a doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa prejudicar outros órgãos do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório seja investigada para tuberculose. A tosse é o principal sintoma, mas pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar. O doente com tuberculose espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.