AmericanaGeralPrincipaisSaúde

Armazenamento do leite materno é tema de palestra no HM para gestantes e lactantes em Americana

Dicas de como armazenar o leite materno em casa. Esse foi o tema central da palestra realizada pela nutricionista clínica Gláucia Cristina Morelli Soares para gestantes e lactantes, nesta quinta-feira (17), na Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”. A jornada faz parte da programação do “Agosto Dourado no HM”.

A nutricionista do HM destacou a importância da coleta segura do leite materno (especialmente a desinfecção de frascos e bombas coletoras) e observou que recipientes domésticos também podem ser utilizados na armazenagem (como vidros de maionese, palmito e outros, desde que devidamente esterilizados).

A nutricionista também salientou os prazos de armazenamento/conservação do leite materno considerados seguros pelo Ministério da Saúde. “A partir da ordenha, o leite materno pode ficar até 15 dias no freezer ou 12 horas na área de refrigeração da geladeira. Já em temperatura ambiente, o leite só pode ficar no máximo por 2 horas, sendo que após esse tempo deve ser descartado”, explicou Gláucia, que também é responsável pelo lactário do HM.      

O casal Mariana Dias e João Vitor Ventura acompanhou a palestra ao lado do filho, o pequeno Gregório, que nasceu no HM no dia 15. “Essa palestra nos trouxe informações úteis, especialmente as regras e prazos para o armazenamento do leite materno”, declarou o pai do recém-nascido.

Agosto, mês do aleitamento

No Brasil, agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno ( Lei nº 13.435/2.017). E no mundo também são realizadas inúmeras ações de conscientização sobre a importância do leite materno, vinculadas ao Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto) e à Semana Mundial do Aleitamento (1º a 7 de agosto).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *