Limeira

Asilo clandestino ignora ordem de fechamento

A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), registrou ontem (31) um Boletim de Ocorrência pelo descumprimento da ordem de fechamento de uma instituição de longa permanência de idosos. O fechamento foi determinado pela Visa no dia 14, quando fiscais estiveram no local e verificaram uma séria de irregularidades, como falta do uso de máscaras de proteção contra o coronavírus, medicamentos sem receituário e de uso restrito hospitalar. A instituição, que fica na Vila São João, abriga 12 idosos.

O prazo para o encerramento das atividades era de 24 horas. Porém, o estabelecimento seguiu funcionando, como comprovam as planilhas com a aferição da temperatura de funcionários e de idosos abrigados, que continuaram sendo entregues semanalmente à Visa. A elaboração das planilhas integra as medidas de controle do coronavírus no município.

Segundo a gerente da Visa, Renata Martins, a instituição vinha sendo acompanhada pelos fiscais desde 2018, quando houve o recebimento de denúncias. Foram sucessivas autuações – 12 no total – pela falta de adequação à legislação vigente. Para tentar escapar do Poder Público, o estabelecimento chegou a mudar duas vezes de endereço – o que não impediu a continuidade da fiscalização.

Renata explica que todas as ações da Visa foram comunicadas ao Ministério Público (MP), que optou pela abertura de um inquérito civil para apurar o caso. No início do mês, o MP determinou que a Visa interditasse a entidade – medida que foi ignorada pelo proprietário do estabelecimento.

Secom Limeira