Ícone do site Opinião Play

Ataque mata 9 em escola na Síria

Cinco crianças estão entre os mortos; escola servia de abrigo para pessoas desalojadas na província de Idlib, bastião rebelde de conflito que já dura quase nove anos

Um ataque de artilharia de tropas do governo sírio matou nove pessoas nesta quarta-feira (1º), entre elas cinco crianças, segundo socorristas, na cidade de Sarmin, na província de Idlib, a única região ainda em poder dos rebeldes.

Outras 16 pessoas ficaram feridas quando munições de fragmentação atingiram uma escola que abrigava pessoas desalojadas pela guerra, segundo os Capacetes Brancos, organização de defesa civil que atua na Síria.

O ataque ocorre em meio a uma ofensiva do governo contra Idlib, que é em grande parte controlada por uma coalizão de jihadistas e grupos armados islâmicos — entre eles o Hayat Tahrir al-Sham, anteriormente uma afiliada da Al-Qaeda conhecida como Frente Al-Nusrah.

Em 31 de dezembro, o presidente sírio, Bashar al-Assad, havia dito a uma delegação iraniana em Damasco que a batalha em Idlib visava “eliminar o terrorismo” na província, segundo a agência estatal Sana.

Idlib é a última grande região remanescente da Síria ainda sob o controle de rebeldes que se opõem a Assad.

Sair da versão mobile