EsportesGeral

Atletas de alta intensidade: quais suplementos devem consumir?

Investir em uma alimentação balanceada é algo de extrema importância para atletas de alta intensidade manterem a saúde em dia. E os suplementos alimentares entram em cena como aliados para melhorar o desempenho dos exercícios físicos e aumentar a força e os músculos dessas pessoas.

Mas não se deve consumir qualquer um. Além de precisar de orientação de um profissional, os atletas devem saber para que cada suplemento funciona e comprar apenas itens de marcas confiáveis.

Listamos abaixo seis suplementos úteis para atletas de alta intensidade e como eles beneficiam os resultados da sua atividade física:

1. Whey protein

Provavelmente um dos suplementos mais conhecidos, o whey protein é composto pela  proteína extraída do soro do leite e seus aminoácidos. Ele ajuda a reparar e construir massa magra após o treino, ganhar força, elevar a saciedade e melhorar a imunidade.

2. BCAA

Formado pelos aminoácidos leucina, valina e isoleucina, o BCAA também é utilizado para ganho muscular e evitar a perda de massa magra. Além disso, ele ajuda a diminuir a sensação de esforço, dando uma disposição extra ao atleta, e contribui para amenizar a dor muscular no pós-treino.

3. Creatina

Assim como o BCAA, a creatina é composta por um trio de aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Todos são oferecidos pela carne vermelha e pelos peixes, mas em baixa quantidade. Ela ajuda a reconstruir a molécula que fornece energia aos nossos músculos com rápida ação, chamada de ATP. Dessa forma, a creatina é recomendada para os praticantes de atividades com poucas repetições e que demandam explosão e velocidade, como crossfit e futebol, por exemplo.

4. Glutamina

A glutamina tem como função a recuperação das microlesões causadas pelos treinos intensos, a potencialização do crescimento dos músculos e a redução da perda de massa magra de forma mais rápida, além de contribuir para a manutenção do sistema imunológico.

Muitas pessoas questionam se glutamina engorda, mas isso não passa de um mito. Por ter um valor calórico baixíssimo, ela não tem nenhum impacto no crescimento da porcentagem de gordura.

5. Maltodextrina

Trata-se de um amido hidrolisado de absorção rápida. Por ser um carboidrato, a maltodextrina fornece energia para os músculos em exercícios de longa duração, retardando a fadiga e diminuindo o dano muscular, sem que haja perda de massa magra. Ela também auxilia na recuperação após o treino e na preservação da imunidade.

6. Termogênicos

Esse tipo de suplemento favorece a queima de gordura por acelerar o metabolismo e estimular que a gordura corporal seja usada como fonte de energia pelos músculos, ao invés de ficar parada no corpo. Lembrando que esse efeito só ocorre para quem realiza os exercícios. Os termogênicos não fazem o trabalho sozinhos.

Além disso, eles aumentam a disposição para treinar. A cafeína é a versão mais comum entre os suplementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *