Ícone do site Opinião Play

Bairros nobres de São Paulo já registraram 95 invasões a imóveis em 2024

No final do mês de maio, a Polícia Militar anunciou o reforço no policiamento dos bairros de Pacaembu e Perdizes com o objetivo de coibir invasões a imóveis e acalmar a população, que demonstra crescente preocupação com a segurança pública. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), durante o mês de maio, a 23ª DP (Perdizes) registrou 232 ocorrências relacionadas a roubo.
 

Dados do Barômetro de Segurança da Verisure, referência em alarmes monitorados na Europa e no Brasil, indicam que, durante o primeiro semestre de 2024, os bairros da Vila Madalena e Perdizes registraram, juntos, 20 invasões a imóveis. Considerando o portfólio da empresa, durante esse período, cerca de 3,81% dos estabelecimentos comerciais monitorados no bairro da Vila Madalena tiveram seus alarmes disparados, enquanto em Perdizes esse número foi de 1,86%.
 

Localizados na Zona Oeste de São Paulo, os bairros são considerados “nobres” e representam uma referência no mercado imobiliário devido ao seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme apontado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano do Município de São Paulo.
 

Outros bairros

Outros bairros de São Paulo também se destacam pelo seu alto IDH, como Moema, Pinheiros e Jardim Paulistano. O levantamento da Verisure aponta que, neste ano, os três bairros já registraram 51 invasões a imóveis.
 

“É comum que as ações dos invasores não se restrinjam apenas aos bairros com índices menores de desenvolvimento, mas aconteçam também nas regiões consideradas nobres. Dessa forma, é essencial investir em dispositivos de segurança em todas as regiões para inibir as tentativas de invasão dos criminosos”, afirma Tiago Perez Sarni, diretor de Marketing de Portfólio da Verisure Brasil.


Sobre o Barômetro

Utilizado como ferramenta de acompanhamento da companhia, que compila os dados sobre os dias e horários em que a Central de Monitoramento de Alarmes recebe mais alertas e detecta tentativas de invasões em clientes nas capitais onde atua.

Sair da versão mobile