CulturaDestaquesEntretenimentoGeralPiracicaba

Balé e música clássica encerram temporada da OSP

O encerramento da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba tem uma das principais obras de Tchaikovsky: “O Quebra-Nozes, Op. 71”. Dividem o palco com os instrumentistas, o Balé Piracicabano e a Cedan (Companhia Estável de Dança). A regência é do maestro Knut Andreas e as coreografias da maître de ballet Camilla Pupa. As apresentações têm entrada gratuita e acontecem no sábado (17), às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A retirada de ingressos no megabilheteria.com começa na quarta, 14.

O “Quebra-Nozes” teve sua estreia em dezembro de 1892, em São Petersburgo, capital da Rússia, com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petipá e Lev Ivanov. A obra tornou-se popular somente no século 20, nos Estados Unidos e em diversos países.

A história se passa na noite da véspera de Natal e gira em torno de Clara, abordando a fantasia da protagonista em dar vida a seus brinquedos para assim, viver grandes emoções e aventuras. Entre as peças mais conhecidas do balé estão A Valsa das Flores e a Dança da Fada Açucarada, mas há, também, danças folclóricas que remetem à cultura de vários países, como o “Chocolate Espanhol”, um bolero estilizado, o “Chá Chinês”, o “Trepak”, a partir de uma dança russa, e o “Café Árabe”.

Diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas destaca que “O Quebra-Nozes” é sempre exibido na época do Natal por várias companhias de balé, mas que nem sempre há o acompanhamento ao vivo de uma orquestra completa no palco. “Devido seu enredo mágico, romântico e contagiante, em um ambiente de conto de fadas, esta obra é reapresentada até os dias atuais por companhias do mundo inteiro”, diz Andreas.

Camilla Pupa endossa a informação e lembra a Cedan, mesmo tendo “O Quebra-Nozes” tradicionalmente em seu repertório, costuma se apresentar com a trilha gravada. “Ter a orquestra no palco e os instrumentistas juntos dos bailarinos muda totalmente a dinâmica do espetáculo”, avalia ela. O elenco é composto por 20 bailarinos, que segundo Camilla estão se dedicando aos ensaios há 3 meses. Além da Cedan, há a participação do Corpus Ballet e Clube de Campo de Piracicaba. A cenografia tem o apoio da APDAA (Associação Paulista de Dança Adriana Assaf).

A Temporada 2022 é realizada com recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e têm o patrocínio do Atacadão (ouro), Hyundai (prata) e CNH Industrial (bronze). A Caterpillar é apoiadora. São parceiros Parlare Marketing Cultural, Mega Bilheteria, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Pop, Ibis Styles Piracicaba e Empem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *