DestaquesPiracicabaPolíticaUncategorized

Barjas sugere ‘vaquinha’ para a Covid-19

Prefeito diz que municípios enfrentam dificuldades para convencer as pessoas da necessidade do isolamento social

O prefeito Barjas Negri participou de mais uma ‘live’ da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), envolvendo 60 prefeitos, que debateu o avanço da doença nos municípios e as ações nessa “guerra”. Na sua participação, Barjas falou que há uma ausência de orientações técnicas e coordenação dos trabalhos em nível federal, sobrando para os estados e municípios sozinhos essa responsabilidade.


Por isso, para esclarecer a população em nível nacional sobre a importância do isolamento social, da higienização e das medidas protetivas, Barjas pediu ao presidente da FNP, Jonas Donizete, que articule com os governadores e prefeitos uma ‘vaquinha’ para arrecadar fundos para uma grande campanha educativa nacional, inclusive pedindo às principais emissoras que abram espaço para as veiculações, porque é uma questão de saúde pública emergencial.


Barjas falou que os estados e municípios têm enormes dificuldades para convencer a população da necessidade do isolamento social, porque a doença se espalha do contato de pessoa para pessoa. “Sem uma campanha forte em nível nacional nos jornais, rádios, TVs e na mídia social, fica mais difícil para os municípios sozinhos convencerem as pessoas”, explicou o prefeito, pedindo que nessa discussão seja envolvido também o Conselho Nacional de Saúde.

Ele entende que essa ação deveria ser coordenada pelo Ministério da Saúde. Mas o que se vê são declarações do governo federal que têm atrapalhado e levado desinformação ou dúvidas às pessoas, como comentários de que a Covid – 19 é “uma gripinha”. A população acaba não sendo convencida da gravidade da doença, principalmente aquela que teme perder o emprego no pós- quarentena. O ministério tem em sua agenda anual as campanhas publicitárias contra dengue, DST/Aids, várias vacinas, sarampo, febre amarela, HPV entre outras.


A Frente Nacional de Prefeitos, segundo Barjas, poderia estimular as grandes agências de propaganda a desenvolverem peças publicitárias orientando toda a população, inclusive buscando apoio de reconhecidos artistas nacionais para levar essa mensagem ao País. Ele lembrou, também, que grandes empresas estão doando recursos para estados e municípios no enfrentamento à Covid-19, e uma parte desse dinheiro poderia ser usado nas campanhas educativas, cobrindo o que deveria ser de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Fonte: Secom Prefeitura de Piracicaba