DestaquesGeralRegião

Brotas é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 

O objetivo da premiação, que está na 12ª edição, é destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

“O Prêmio mostra que estamos no caminho certo. Nosso governo e a nossa equipe têm feito um belíssimo trabalho no empreendedorismo. Fazemos com que todos possam empreender na nossa cidade, que é uma estância turística e necessita dos empreendedores nesse setor. É muito importante mostrarmos que Brotas é uma cidade empreendedora no turismo”, afirmou o prefeito de Brotas, Leandro Corrêa.

A iniciativa “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!” tem três vertentes. A primeira é a implantação de um Sistema Municipal de Controle da Visitação (SMCV-“voucher”), para estimular o empreendedorismo formal, minimizar o impacto ambiental nas práticas turísticas na natureza e aumento da arrecadação municipal, dos recursos para o Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR) e do investimento no turismo. A iniciativa destaca ainda o fortalecimento do calendário de eventos alavancadores de visitantes e ainda a construção de um plano de marketing visando o aumento da divulgação do Destino Brotas, o ano todo, reduzindo a sazonalidade.

O troféu foi entregue pelo Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, e pelo Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

A categoria Turismo e Identidade Territorial reconhece as iniciativas que estejam focadas no desenvolvimento do potencial turístico dos municípios e, ao mesmo tempo, atreladas ao fortalecimento de sua identidade cultural.

“O traço comum entre ser prefeito e ser empreendedor é a coragem. O empreendedor todo dia enfrenta seus dissabores, assim como os prefeitos muitas vezes não têm seu reconhecimento. O prefeito que consegue passar pelo seu mandato e cumprir sua jornada, passa, certamente pela experiência mais bonita e, no entanto, mais dolorosa da sua vida, porque qualquer problema na cidade é problema do prefeito. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.

“O empreendedor é o verdadeiro gerador de empregos, renda e pagador de impostos, e aos gestores públicos cabe transformar esses impostos em melhores serviços. O emprego é o melhor programa social que existe. Quando vemos nesse Prêmio o conjunto de iniciativas empreendedoras, fruto de um trabalho realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.

“O Prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais de prefeituras que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae é parceiro do município; é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva”, destaca o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.

“Este Prêmio reafirma a relevância das lideranças municipais no desenvolvimento dos pequenos negócios, na geração de oportunidades, empregos e inovação. O trabalho feito nos municípios com tanto vigor, por si só, já os torna vencedores”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.

“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é a valorização das iniciativas voltadas ao empreendedorismo, um dos principais motores da economia. Ao apoiar os pequenos negócios e fomentar a cultura empreendedora, a gestão pública atua pelo desenvolvimento do município de forma efetiva. Por meio do Prêmio, o Sebrae-SP busca estimular um número cada vez maior de cidades a colocarem o empreendedorismo entre suas prioridades”, afirma o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

“Com a participação no Prêmio, as prefeituras mostram que estão atentas às dores dos donos e donas de pequenos negócios de suas cidades e empenhadas em oferecer soluções. Essa preocupação está em total sintonia com o trabalho do Sebrae-SP. Que as ideias e práticas vistas nesta edição do Prêmio se tornem referências para mais municípios”, diz o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

“Adotar políticas em prol dos pequenos negócios é criar condições para que eles prosperem e contribuam gerando renda, empregos e avanços sociais nas cidades. As prefeituras participantes do Prêmio, mesmo as que não venceram, mostram comprometimento em trabalhar pelos empreendedores de seus municípios, o que é muito positivo”, comenta a gerente da Unidade Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Lizzie Trivelatto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *