Ícone do site Opinião Play

Campinas é a segunda do estado com mais pacientes à espera de tratamento de câncer

O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas é a segunda região no estado de São Paulo com o maior número de pacientes à espera de tratamento para câncer. De acordo com a secretaria de estado da Saúde, 264 pacientes aguardavam atendimento até a última quinta-feira (11). O primeiro lugar fica com o DRS da Grande São Paulo, com 864.

Além disso, houve um aumento de 32% na procura desse tipo de tratamento no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Para dar conta da demanda, desde março o hospital aumentou de 65 para 152 o número de leitos. Até agora já foram pelo menos 723 pacientes atendidos no hospital, e a previsão é que até o final do ano será uma média de 42% de aumento comparando com 2023.

A superintendente do HC, Elaine Ataíde, afirma que o câncer é o principal ponto de preocupação este ano no HC. Só no setor de oncologia, o hospital tem mais 200 médicos que fazem em média 50 cirurgias por dia e mais de 1400 quimioterapias por mês. Mas, mesmo assim a demanda continua sendo maior que a oferta. Para quimioterapia, por exemplo, a espera é de até 30 dias.

O HC da Unicamp atende 55 municípios, e a demanda histórica só vem crescendo. Em 2023, registrou 1240 novos casos de câncer, um aumento de 27,5% em relação ao ano anterior, quando foram 969 casos. Do início do ano até agora foram atendidos pelo menos 723 pacientes, com diagnósticos de cânceres dos tipos mais graves.

No primeiro semestre, o aumento foi de 32% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, e a previsão para o final deste ano é que a demanda cresça 42% na comparação com 2023. Entre os diagnósticos mais comuns estão os cânceres de próstata, pulmão, cabeça e pescoço que, na maioria dos casos, poderiam ser evitados com exames preventivos.

Sair da versão mobile