DestaquesPiracicaba

Cemitérios ficarão fechados no Dia das Mães

O grupo de trabalho do coronavírus reuniu-se com o prefeito Barjas Negri para discutir mais ações de combate à Covid-19 e também a questão do funcionamento ou não dos cemitérios da Vila Rezende e da Saudade nos Dia das Mães. Muitas cidades do Estado de São Paulo optaram pelo fechamento para evitar aglomerações, principalmente de idosos.

O secretário José Otávio Machado Menten, de Defesa do Meio Ambiente, relatou que diversas cidades paulistas como a capital São Paulo, Jundiaí, Campinas, Bragança Paulista, Rio Claro e outras, optaram pelo fechamento de seus cemitérios, como medida protetiva e para se evitar aglomerações. A intenção é que o fechamento aconteça nos próximos dias 9 e 10.

O procurador-geral, dr. Milton Sérgio Bissoli, concordou com a tese do secretário Menten e foi além. Se houver o funcionamento, caberá à Prefeitura a restrição rigorosa da entrada de pessoas, fornecimento de material de higiene etc. Ele entende que, somente neste momento de pandemia, os cemitérios públicos da Vila Rezende e Saudade sejam fechados.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, ressaltou que a pandemia não está controlada, não existe medicamento e o número de pessoas infectadas só aumenta. Ele é favorável ao fechamento para evitar a aglomeração de pessoas. Apesar de ser uma data que milhares de pessoas vão aos cemitérios, Pedro Mello entende que as famílias têm que se proteger e evitar sair às ruas.

A Prefeitura de Piracicaba irá divulgar o fechamento dos cemitérios da Vila Rezende e da Saudade e recomendar ao da Ressurreição, que é particular, que também não abra suas portas para a visitação. O secretário Menten vai, nesta semana, articular missas e manifestações ecumênicas on line a partir dos cemitérios, todas alusivas ao Dia das Mães.

Fonte: Secom Prefeitura de Piracicaba