AmericanaGeralPrincipaisSaúde

Cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2023 já supera 2022 no HM de Americana

O número de cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, entre janeiro e junho deste ano, já superou a quantidade realizada em todo o ano passado. No primeiro semestre de 2023, foram 589, enquanto que durante todo o ano de 2022, foram feitas 487.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, os números apenas comprovam o compromisso da gestão com a redução da fila por cirurgias eletivas, que estavam represadas desde 2017 no município.

“Foram diversas ações que permitiram hoje comemorarmos esse avanço na realização de mais cirurgias. O principal deles, sem dúvida, foi a entrega do setor pós-operatório do HM no ano passado, possibilitando a retomada das cirurgias eletivas. Um passo fundamental para a Saúde de Americana”, comentou o secretário.

O prefeito de Americana Chico Sardelli entregou, no dia 16 de maio de 2022, o novo setor destinado a pacientes em pós-operatório, na ala 1 do Hospital Municipal. O espaço possui dois quartos com cinco leitos cada; um quarto com dois leitos e um quarto com um leito, que poderá ser usado como isolamento, totalizando 13 leitos, além de um posto de enfermagem.

Além desta importante entrega, desde fevereiro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma gestão compartilhada do HM com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, organização social de saúde, também responsável pela administração da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José.

Apenas o “Heróis Mirins do HM” – projeto de humanização hospitalar voltado para o público infantil que foi implantado pela Santa Casa de Chavantes em maio -, já promoveu 71 cirurgias eletivas, de pequena e média complexidade, como herniorrafia umbilical, herniorrafia inguinal, postectomia, retirada de verrugas e outras em pacientes pediátricos.  

“A nossa eficiência é em prol do paciente que aguarda na fila cirúrgica, em busca de mais saúde e qualidade de vida. Estamos aqui para ajudar”, declarou Vanisia Sulpino, gerente Assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes e do Hospital Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *