Destaques

Combate ao racismo

O líder do Movimento AR, José Vicente, reuniu de forma emergencial, ontem, 25/11, representantes dos setores de segurança pública e privada, além do ministério público e universidades para criação do Comitê Segurança Sem Preconceito, que inicialmente seria constituído somente em 2021, porém, em função do assassinato de Beto de Freitas no supermercado Carrefour em Porto Alegre, no último dia 19/11, véspera do dia em que se comemora a Consciência Negra, a medida foi antecipada.

O Comitê Segurança do Futuro firmado hoje  estabelece que o treinamento com os 600 mil seguranças privados regulamentados para mudança de técnicas  de abordagem, criação de um sistema de “pontuação” que seja claro a toda sociedade do comportamento desse profissional, mudança nas leis vigentes sobre a punição dos casos de intolerância racial, tenham início imediato.  Além disso, a necessidade de ampliar e punir severamente as empresas que atuam no Brasil com profissionais que não têm formação adequada, os conhecidos como vigilantes clandestinos.

Para o líder do Movimento AR, José Vicente, ¨ninguém ganha com situações de racismo como as que presenciamos, temos famílias negras enlutadas enterrando seus entes queridos e famílias brancas sofrendo com o encarceramento de seus familiares quando punidos por seus atos”,

Para o  Dr. Christiano Jorge Santos, Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público: “2020 será lembrado por dois temas principais, a pandemia e a identificação do racismo com um problema estrutural em todo o mundo, o Brasil possui um racismo muito forte sim e este é um dos grandes problemas a ser combatido”. Ainda segundo o promotor, “em São Paulo o Ministério Público recomenda que não sejam realizados acordos quando há crimes de intolerância racial, no estado foi criado o Gecradi – um grupo especial de combate aos  crimes de intolerância racial que trabalha no enfrentamento do tema”, conclui o promotor.

Para Jeferson Furlan Nazário,  presidente da FENAVIST- Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores, “os casos recentes não foram com profissionais certificados, é imperativo que tenhamos a punição severa de empresas e clientes que contratam pessoas sem a qualificação necessária, apenas por uma questão financeira, que podem gerar danos irreparáveis à vidas humanas como ocorreu. Há anos existe um PL no Senado Federal aguardando votação para um maior rigor e punição às empresas, o que poderia ter evitado um caso como esse”, finaliza Nazário.

Participaram da reunião, além de José Vicente, Jeferson Furlan Nazário – Presidente FENAVIST,  João Eliezer Palhuca – Vice Presidente FENAVIST e Diretor da SESVESP, Ricardo Tadeu Correia – Presidente da ABCFAV, Dr Christiano Jorge Santos – Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Coronel Camilo – Representando o General Campos Secretário de Segurança Pública, Coronel Leandro Gomes Santana – Diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, Luiz Antonio de Camargo Pereira – Inspetor Superintendente da GCM – representando Comandante Elza,  7.                 Coronel Leandro – GT – Segurança do Futuro – Diretor de Policia Comunitária e de Direitos Humanos – PM SP, Marco Antonio Lopes – Presidente da ABSEG – Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, Elisa Lucas Rodrigues – Representando Secretária de Direitos Humanos e Cidadania e Ronaldo Pena – Diretor Executivo da SESVESP, Profa Felícia Ponce – do Observatório do Negro – Universidade Zumbi dos Palmares, Profa Lina Amaral – Unicamp,

O Manifesto – Ações e estratégias:

   01.    COTAS NAS UNIVERSIDADES E CONCURSOS PÚBLICOS

Manter, intensificar, impulsionar e fortalecer as políticas afirmativas de inclusão de negros no ambiente universitário e nos concursos públicos, como forma de combater o racismo estrutural no ambiente público. 

02.       MUDANÇAS DOS PROTOCOLOS POLICIAIS

Para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento em abordagens policiais, bem como, disparos letais de arma de fogo em abordagens, ou disparos de arma de fogo em invasões, ocupações, favelas e comunidades.

03.       MUDANÇAS NOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PRIVADA

Para acabar com a hostilização, perseguição, abordagens e constrangimentos nos ambientes públicos e privados, promovidos por esses agentes, especialmente, shoppings, bancos e supermercados.

04.       CRIAÇÃO DE 500 MIL BOLSAS DE ESTUDOS

Para qualificação de jovens negros em graduação, pós-graduação, iniciação científica, formação tecnológica, economia criativa, negócios e empreendedorismo.

05.       CRIAÇÃO DE 300 MIL VAGAS

De estágios, trainees e profissionais negros nas empresas públicas e privadas.

06. PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE RACIAL EMPRESARIAL

Por meio de metodologia de implantação, gestão, gerenciamento da inclusão, carreira, ações e políticas de diversidade racial em 300 empresas públicas e privadas. Criação de Índice de Igualdade Racial Corporativo, de Premiação das Melhores Empresas da Diversidade, de Market Place e ação de protagonismo comercial para promoção e fortalecimento do empreendedorismo negro. Formação de um milhão de quadros corporativos em Racismo, Discriminação e Diversidade Racial Corporativa.

07.       300 MILHÕES DE COMPRAS CORPORATIVAS

Do ambiente público e privado, de serviços e produtos de empresas e de empresários e profissionais negros.

08.       FUNDO VIDAS NEGRAS IMPORTAM DE R$ 200 MILHÕES

Para fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedorismo, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros.

09. LEI DA HISTÓRIA DO NEGRO E MEMÓRIA NEGRA 

Implementação integral da Lei da História do Negro em todas escolas públicas e privadas. Instalação de bustos, estátuas e quadros que prestem homenagem a figuras importantes da cultura negra. Instalação da Rua Zumbi dos Palmares e Nacionalização da Virada da Consciência negra.

10. NEGROS NA POLÍTICA, JUSTIÇA E COMUNICAÇÃO.

Como maneira de combater o racismo estrutural e garantir presença igualitária nesses ambientes estatais, bem como, incluir e fortalecer o discurso da igualdade racial, além de ampliar a presença de negros na comunicação.

Facebook: Facebook.com/movimentoAR

Instagram: https://www.instagram.com/movimento.ar/

Linkedin: Linkedin.com.br/showcase/movimento-ar

Site: www.movimentoar.com.br