Combate às queimadas é destaque no calendário ambiental de Americana
O combate às queimadas em áreas urbanas, florestais e de preservação ambiental é o tema de destaque do Calendário Ambiental do mês de julho em Americana. O material é produzido pela Secretaria de Meio Ambiente, e disponibilizado à população.
“As dicas do Calendário Ambiental são um incentivo para promovermos ações simples, que podemos realizar no dia a dia e que contribuem para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida. A prática de queimadas, por exemplo, prejudica muito o meio ambiente, os animais e traz riscos à saúde. Os temas propostos podem ser abordados nas salas de aula, como forma de conscientização e sensibilização dos estudantes e da comunidade”, destaca o secretário da pasta, Fábio Renato de Oliveira.
Diversas ações de combate às queimadas são promovidas no município pelo GPA (Grupo de Proteção Ambiental), Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente, por meio da abordagem do tema nos projetos educativos, como o Calendário Ambiental, desenvolvido todos os meses.
A diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke, ressalta o papel da conscientização da população. “A prática de queimada é crime, passível de penalidades. A Prefeitura faz diversas campanhas educativas e realiza um trabalho preventivo de combate às queimadas nas áreas urbanas, bem como em áreas de preservação ambiental, parques naturais e no Pós-Represa, espaços considerados como florestais”, enfatiza.
Além do combate às queimadas, os temas do mês incluem o reaproveitamento de materiais, opções para uma decoração sustentável, como fazer sua própria compostagem, conserto de objetos para evitar o descarte, o consumo de frutas, legumes e verduras da época, entre outras dicas.
Em julho, as datas voltadas à conscientização do meio ambiente são: Dia de Proteção às Florestas (17), Dia Internacional da Agricultura Familiar (25), Dia Mundial dos Manguezais (26) e Dia da Baleia-Branca (31).
O Calendário Ambiental é disponibilizado no site da Prefeitura de Americana: www.americana.sp.gov.br.